Alerj terá audiência pública sobre leis para pets

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) promove, na próxima segunda-feira (20/05), às 14h, uma audiência pública com o objetivo de desenvolver um novo conjunto de leis destinadas a animais domésticos de estimação. O episódio da escritora Roseana Murray, que perdeu um braço num ataque de pitbulls em Saquarema, e a morte do cachorro Joca foram acontecimentos que levaram os deputados a realizar novo debate sobre o tema. Um novo ataque de cão pitbull, desta vez em Itaperuna, também será tema de discussão.

 “Já temos leis vigentes, mas esses episódios nos mostram que podem estar sendo insuficientes”, diz o deputado estadual Rodrigo Amorim (União Brasil), presidente da CCJ.  “Precisamos ouvir da sociedade o que está faltando, se é fiscalização mais rigorosa, se é mais clareza nas leis e regulamentos. O fato é que a Alerj não pode ficar de fora desse debate. ” O encontro será capitaneado pela Comissão de Constituição e Justiça da Alerj para, segundo Amorim, haver uma “economia processual” – já que há necessidade de analisar novos projetos sobre o tema, protocolados recentemente pelos deputados. 

As demais comissões da Casa poderão co-organizar a audiência, incluindo a Comissão para o Cumprimento das Leis (Cumpra-se) – em virtude da Lei 4.597/05, que proíbe que cães da raça pitbull saiam na rua sem focinheira. “Precisamos, quem sabe, fazer com que as prefeituras intensifiquem essa fiscalização, ter guardas municipais acionando a PM, ou atuando diretamente, quando se tratar de proprietários de cães que não queiram acatar as leis”, explica Amorim.

Be the first to comment on "Alerj terá audiência pública sobre leis para pets"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*