Autora da proposta, deputada Célia Jordão solicitou a retomada da impressão da Carteira do Artesão no Estado e acaba de lançar a Carteira Municipal em Angra dos Reis
Antecipando as comemorações do Dia do Artesão, celebrado nesta terça-feira, 19 de março, a Alerj aprovou, em discussão única, no início do mês, o PL 537/2023, de autoria da deputada Célia Jordão (PL), que declara a feira Rio Artes Manuais como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Agora, o texto segue para o Governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias para sancioná-lo ou vetá-lo.
Maior feira de capacitação em artesanato do país, com espaço também para exposição e negócios, a Rio Artes Manuais faz parte do calendário oficial de eventos da cidade do Rio e, este ano, será realizada entre os dias 24 e 28 de abril, no EXPO MAG. Esta será a 16ª edição do evento.
¨A Alerj acaba de dar uma grande contribuição para reconhecer a importância do artesanato produzido no Estado do Rio de Janeiro. Além de representar a expressão artística e a tradição cultural de cada localidade, há muito tempo o artesanato tem sua relevância econômica comprovada, sendo essencial para fomentar o turismo e gerar emprego e renda em diversos municípios fluminenses¨, ressaltou Célia Jordão.
Desde 2021, a deputada vem lutando pela valorização da categoria e apresentou na Alerj uma indicação que solicitou a retomada da impressão da Carteira de Artesão no Sistema de Cadastramento do Estado do Rio de Janeiro. A medida foi atendida pelo Governador, garantindo aos artesãos fluminenses descontos em lojas parceiras, participação em feiras estaduais e nacionais e o acesso a microcréditos para desenvolvimento de seus negócios.
Além do projeto de lei que reconhece como Patrimônio a Feira Rio Artes Manuais, o trabalho desenvolvido pela deputada já rendeu frutos em seu município de origem. A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio, lançou, nesta segunda (18/03), a Carteira Municipal do Artesão, que garantirá vários benefícios para os artesãos locais. O lançamento aconteceu na abertura do evento “Angra Artes Manuais”, uma espécie de edição regional da Rio Artes Manuais.
Be the first to comment on "Alerj aprova Rio Artes Manuais como Patrimônio do RJ"