Abanos: a brisa e a graça dos leques

Modelo: Tati Storni, Foto: Natasha Huang - Foto Direita: Ana De Franco

A abanos nasceu no fim de 2020, com a proposta de inspirar a feminilidade através da releitura de produtos usados antigamente. É uma marca que trouxe de volta ao dia a dia da mulher brasileira acessórios que caíram em desuso. “Nosso primeiro lançamento foram os leques, muito utilizados na Europa desde o século 16 e no Brasil no século 19. Com a criação do ventilador na década de 30, os leques deixaram de ser usados por aqui, mas continuam sendo muito usados no verão europeu.” – conta Vanessa Braun, idealizadora da marca.
 
Os leques são acessórios indispensáveis para o clima tropical, tão uteis quanto as sombrinhas e guarda-chuvas. As estampas da abanos foram criadas pela designer Fabíola Greco, inspiradas nas orquídeas e bromélias de Margaret  Mee, e por último, foi lançado um modelo inspirado no Cordel Brasileiro. As embalagens são em algodão cru e  foram pensadas para ficarem sempre à mão [#melevenasuabolsa]. “Nossos leques são levemente perfumados com uma fragrância com notas de romã e chá branco, que também é comercializada em flaconetes de 20 ml. A abanos é uma marca para meninxs, mulheres e todos que são apaixonados pelo bem-viver. é um resgate do frescor e do charme, e como bem diziam nossas avós, da formosura.” 
 
A abanos se inspira no feminino, na poesia, nas bolsas das mães & tias & avós & bisas, em seus colos acolhedores e trejeitos fascinantes. Expira a feminilidade das mulheres e transpira acessórios inspirados nessa aura de encanto. É uma marca poética, moderna, prática, acolhedora, que traz o frescor e a poesia de volta ao dia a dia.
 
A marca também já lançou correntinhas de óculos, um acessório prático e que foram sendo esquecidos, apesar de muito charmosos e úteis. “Procuramos sempre materiais sustentáveis e tentamos ampliar isso ao máximo possível na nossa cadeia de produção. Os leques são produzidos com bambu, que é um produto ecologicamente correto em vários aspectos. Ainda não conseguimos um tecido para substituir o poliéster, pela firmeza que precisamos – não pode ser um tecido macio – mas estamos fazendo alguns testes para essa substituição. Para a coleção Cordel, substituímos os cordões de cetim das bolsinhas por cordões em algodão cru, como os tecidos das embalagens.
 
A abanos é uma marca e-commerce, e seu principal canal de vendas é o Instagram. Seus produtos também podem ser encontrados no próprio site, facebook e whatsapp business.

Foto: Thierry Arrais – Modelo: Ingrid Pedroza
Modelo: Larissa Bonifácio

abanos

@abanosleques

facebook.com/abanosleques

www.abanos.com.br

Loja Movimento Rara – Rua do Catete, 311, Galeria São Luiz, Catete – RJ.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*