A palavra abajur, vem do francês abat-jour, que significa “abaixar a luz” ou “reduzir a luz”. Ele recebeu esse nome porque sua função é justamente a de impedir que o usuário enxergue a luz diretamente da lâmpada.
O uso do abajur cria um ambiente mais tranquilo, aconchegante e relaxante, isso quando bem colocado e com a lâmpada adequada. Uma boa iluminação na casa faz toda diferença no dia-a-dia, seja no quarto ou na sala, que são os lugares onde buscamos relaxamento e conforto.
Porém, antes de colocar um abajur é preciso verificar a necessidade de luz em uma determinada área ou ponto especifico. A escolha mais usual é sobre os criados mudos. Lembrando que se for em um quarto de casal, não há necessidade de serem iguais. O bacana é refletir a personalidade de cada um.
O ideal é que o abajur entre como um complemento de iluminação, combinando com outras fontes artificiais de luz. A escolha da lâmpada é um item importante, já que a cor interfere na temperatura. As lâmpadas amarelas não são indicadas para leitura, mas usadas para criar ambientes acolhedores.
Este elemento, é sempre bem vindo na decoração, e além de proporcionar melhor visibilidade na hora da leitura, ou no seu escritório, ele cria uma incidência perfeita de luz para o descanso.
A cor da cúpula interfere bastante na iluminação de cada local. Cúpulas claras iluminam com mais eficiência, e já as escuras são perfeitas para dar aquele ar mais romântico. E por falar em cúpula, se você se cansar de uma, mude somente esta peça e você terá um novo abajur.
Veja aqui fotos inspiradoras:
Deixe o seu comentário