A forte ligação de Sorocaba com a Espanha, da maior colônia hispano-brasileira à formação do zagueiro Diego Carlos

Cobiçado no mercado Europeu, Brasileiro pode conquistar seu primeiro título como profissional; Sevilla encara Manchester United neste domingo (16), por uma vaga na grande final da Liga Europa 2019/2020

O atual zagueiro sensação do futebol espanhol, Diego Carlos, nasceu em Barra Bonita, interior de São Paulo, no dia 15 de março de 1993. Mas sua ligação com o país europeu começou bem antes. Aos 18 anos, em 2011, ele passou a jogar pelo Desportiva Brasil, em Porto Feliz, na região metropolitana de Sorocaba – considerada a cidade mais espanhola do Brasil, por ter a maior colônia de hispano-brasileiros do país. Quando chamou a atenção do São Paulo, e passou a integrar o elenco do grande clube da capital paulista.

A presença espanhola remete à Colonização do Brasil, quando muitos espanhóis se estabeleceram no Brasil, particularmente em São Paulo. Entre o final do século XIX e o início do XX, as fazendas de café de São Paulo funcionavam com a constante chegada de mão de obra oriunda da Itália. Mas, diferente dos imigrantes italianos, a maioria dos espanhóis recusavam-se ou não se acostumavam com o trabalho no campo, e acabavam por se instalarem em outras localidades, tal como Sorocaba.

Responsáveis pela ‘colonização’ de Sorocaba, fundada por Baltasar Fernandes, os espanhóis começaram a povoar a região. Quando, entre as décadas de 1910 e 1970, a imigração espanhola na cidade teve seu ápice, com a oferta de empregos nas fábricas e a oportunidade de negócios na região. Para se ter uma ideia, somente no ano de 1930 a colônia espanhola em Sorocaba ganhou 12 mil novos membros – entre as famílias aristocratas do país europeu que chegaram à cidade, estavam algumas da Andaluzia e também de Almería. Hoje, Sorocaba conta com a maior colônia espanhola no Brasil, com aproximadamente 25 mil hispano-brasileiros – além de mais de 200 mil descendentes.

A influência espanhola está presente em bairros da cidade, como “Além Ponte”, “Brigadeiro Tobias”, “Vila Hortência”, “Barcelona”, entre outros. Isso, sem falar em alguns pontos turísticos como o Parque dos Espanhóis (foto), inaugurado em 2008 – uma das maiores áreas públicas da cidade destinada para o lazer. Além disso, desde 2012, Sorocaba conta com a Casa de España Don Felipe II, que oferece serviços à comunidade espanhola sorocabana, e é ligada diretamente ao governo espanhol.

A saída do São Paulo representou uma mudança na carreira do zagueiro. De lá, Diego foi para o Estoril, de Portugal (onde passou a ser emprestado ao Porto B). Pouco depois, acertou sua transferência ao Nantes, da França, onde rapidamente se tornou titular. Ficando no clube entre 2016 e 2019, até chegar de fato à Espanha.

Anunciado no início da última temporada pelo Sevilla FC, Diego ganhou destaque e logo começou a repercutir na mídia espanhola. Peça fundamental no esquema de Julen Lopetegui, o brasileiro foi considerado a grande revelação da LaLiga – que viu o clube andaluz terminar na quarta colocação, empatado em pontos com o Atlético de Madrid, conquistando uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões -, além de fazer parte da seleção da temporada em alguns dos maiores jornais do país.

Por falar em competição europeia, o Sevilla ainda está vivo na Liga Europa – e muito vivo. Depois de liderar com folgas a fase de grupos, com cinco vitórias e apenas uma derrota – já na rodada final, quando o clube estava classificado -, os andaluzes passaram pelo Cluj (Romênia) e garantiram presença nas oitavas de final. Quando a pandemia causada pelo coronavírus paralisou a temporada e colocou em risco a grande campanha do clube espanhol.

Agora, três meses depois, as equipes retornaram para uma reta final diferente, de tiro curto, com partidas únicas – sempre com duelos na Alemanha – para decidir o grande campeão. E lá, o Sevilla FC passou por Roma (2-0) e Wolverhampton (1-0), até chegar a atual fase de semifinais, quando mede forças com o Manchester United, no próximo domingo (16), às 16h (de Brasília), em Colônia. Vale lembrar que o Sevilla é o maior vencedor deste torneio da UEFA, com cinco conquistas (2005/2006, 2006/2007, 2013/2014, 2014/2015 e 2015/2016).

De Sorocaba à Espanha, Diego Carlos pode conquistar seu primeiro título profissional em solo alemão.

Não é só Futebol. É LaLiga.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*