Cuidados com o Couro Cabeludo no verão

No verão, a maioria das pessoas se preocupam apenas com a beleza dos fios, a coloração e o corte da moda, mas se esquecem de outra área importante para a saúde dos cabelos: o Couro Cabeludo. O calor, o vento, o sal e o cloro são agentes externos que nesta época do ano provocam danos significativos em toda região exposta do corpo humano, inclusive os Cabelos!

Além disso, todos estes aspectos ainda podem se agravar consideravelmente se os fios passam por químicas de oxidação e redução (coloração e alisamentos), pois se tornam ainda mais vulneráveis e os riscos aumentam. Ou seja, aqueles que se encontram neste grupo os cuidados necessitam ser redobrados. Em alguns casos, os resíduos permanecem e se expostos ao sol podem desencadear um processo acelerado de desgaste, como ressecamento, enfraquecimento das fibras e até queimaduras no escalpe. Por todos estes motivos, alguns cuidados devem ser seguidos para a manutenção de cabelos saudáveis.

O fio de cabelo quando é agredido por radicais livres e mudanças externas, sofre determinadas alterações como perda da umidade e queratina natural, o que provoca  efeitos indesejáveis no seu aspecto. Muitas vezes as pessoas se utilizam de condicionadores, xampus, cremes com silicone, gel, isto é, vários cosméticos que são aplicados na tentativa de reverter este quadro. No entanto, o uso errado ou exagerado, prejudica ainda mais os fios e também o couro cabeludo e a fibra capilar.

“O couro cabeludo tem a sua fisiologia alterada, já que sofre asfixia ou queimaduras, enfim, diversos problemas causados tanto pelo ambiente externo, quanto pela tentativa inadequada de melhorar o problema” é o que explica a terapeut a capila r e cosmetóloga Sheila Bellotti, que há mais de 25 anos atua na área de tricologia, o estudo profundo do fio de cabelo. Também a queda de cabelo acelerada tem sua origem em procedimentos inadequados, por isso é essencial buscar especialistas para que sejam indicados produtos e, em alguns casos, os devidos medicamentos e tratamentos para reverter os possíveis danos causados pelos raios solares.

Segundo a terapeuta Sheila Bellotti, um dos pontos fundamentais para prevenir múltiplos malefícios, como, por exemplo, o fotoenvelhecimento capilar e as queimaduras no couro cabeludo, é primeiramente usar o filtro solar para os cabelos, que fornece a proteção contra este processo degenerativo, porque cria uma camada que blinda as radiações UVA e UVB.  “Ele deve ser utilizado diariamente e precisa fazer parte constante dos demais hábitos saudáveis que cultivamos”, indica a especialista. Outro passo importante é realizar uma anamnese profunda do couro, do fio e do bulbo através de aparelhos específicos, como o scanner capilar e o microscópio digital, que conseguem fazer um diagnóstico profundo das condições desses componentes, a fim de recuperar a saúde dos cabelos, nessa época em que eles ficam tão prejudicados.

TECNOLOGIA A SERVIÇO DA BELEZA

Para saber as condições do seu bulbo capilar e do couro cabeludo a tecnologia oferece os dispositivos necessários! O formato do bulbo capilar pode determinar como se encontra a saúde dos cabelos. E as condições do couro cabeludo podem indicar problemas como, queda e ressecamento.  É o que explica a terapeuta capilar Sheila Bellotti, que utiliza um aparelho avançado que permite diagnosticar a extremidade, o dermatoscópio. O fio capilar é usado como amostra e a part ir de então se pode realizar uma análise profunda das condições do bulbo capilar. Essa apuração minuciosa promove examinar e estudar o bulbo capilar, em especial, as referentes à nutrição e oxigenação do mesmo. “Pode ser avaliada toda a extensão do fio, da raiz, até as pontas, podendo diagnosticar um bulbo com hiper-hidrose, que indica uma secreção de glândulas sebáceas, que sufoca e não oxigena o bulbo capilar. Ressaltando que o mais indicado é que a extremidade esteja fina e a ponta arredondada”, esclarece à especialista.          

Esse diagnóstico é a primeira etapa do tratamento de reconstituição capilar que é desenvolvido pela terapeuta, para o tratamento de queda, desnutrição, seborréia entre outros males que prejudicam a saúde de seus cabelos.  O passo seguinte é analisar as condições do couro cabeludo com o Scanner Capilar, também  um grande aliado no combate de doenças capilares. Através desta técnica é possível visualizar em até 400 vezes várias regiões do couro cabeludo e o fio capilar – áreas que deverão receber um tratamento apropriado. Sheila Bellotti afirma que em alguns casos quando o cabelo está oleoso, a causa principal é uma seborréia mal tratada.  “Com o scanner faz-se um diagnóstico mais preciso da doença. É muito difícil fazer uma avaliação completa a olho nu. Portanto, é fundamental promover o equilíbrio entre o bulbo capilar e a saúde do fio”, explica.  
 
Depois de realizado o diagnóstico, inicia-se o tratamento com o Laser Capilar, um aparelho não invasivo e de baixa tensão, com Tecnologia LLLT (Low Lever Laser Therapy), que vem sendo considerado o melhor aliado nos tratamentos convencionais. A ação do laser capilar é direcionada para a recuperação capilar através da emissão de um feixe de luz a laser frio que tem a capacidade de atingir a raiz do cabelo. Esse processo estimula a aceleração e multiplicação das células do folículo piloso, de modo a provocar o aumento do nível de crescimento do cabelo e sua quantidade. O laser pr oporciona um efeito antiinflamatório, sendo assim, as irritações e os pruridos do couro cabeludo diminuem consideravelmente. O aparelho também é bastante eficaz e recomendado para problemas como dermatite, seborréia e diversos tipos de alopecias (calvície), auxiliando na qualidade dos fios e fortalecendo o bulbo capilar.

Além do mais, todo o processo de regeneração capilar ocorre devido a uma reação estimulante causada pelo laser chamado de foto bioestimulação e essa reação é natural e não tem qualquer contra-indicação. O procedimento é indolor e não apresenta nenhum efeito nocivo e até crianças podem ser submetidas ao tratamento. Toda a tecnologia do laser a frio para couro cabeludo foi desenvolvida na Austrália e introduzida nos Estados Unidos, com supervisão do FDA, órgão americano que fiscaliza procedimentos e medicamentos ligados à saúde. A atuação do laser capilar na área estética é considerada satisfatória, pois o aparelho consegue atingir camadas profundas do couro cabeludo e seu resultado demonstra a extensão de sua eficácia.

CLÍNICA SHEILA BELLOTTI | CENTRO CAPILAR SHEILA BELLOTTI
Unidades Copacabana | Barra | Recreio (RJ)
Tels. (21) 3150-2711 | 9823-60914

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*