São Gonçalo formaliza parceria com Governo do Estado através do programa “Olho No Verde”

Com o objetivo de reduzir o desmatamento ilegal, o prefeito José Luiz Nanci e o secretário Estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Altineu Côrtes, assinaram um acordo de cooperação que inclui o município de São Gonçalo no programa “Olho No Verde”.

A iniciativa tem como objetivo principal o monitoramento da cobertura florestal e a identificação das áreas que sofrem desmatamento na Mata Atlântica. Um marco no avanço das políticas públicas de preservação ambiental na cidade, o monitoramento corresponde a 100% do território do município.

“Hoje nós formalizamos um passo histórico e muito importante na luta pela preservação das nossa áreas verdes. Hoje o município possui quatro unidades de conservação da natureza e junto as equipes da secretaria de Meio Ambiente temos intensificado cada vez mais as nossas frentes de atuação. Agradeço ao Governo do Estado pela parceria e confiança.

Essa vitória é de toda a cidade!”, garante o prefeito José Luiz Nanci, que aproveitou a ocasião para solicitar a limpeza dos rios que cortam a cidade. 
A principal causa do desmatamento florestal em nossa cidade se dá pela especulação imobiliária. Entre 2001 e 2018, o Brasil perdeu 53.8 milhões de hectares de cobertura arbórea, o equivalente a uma redução de 10% da área florestal desde 2000.

Apesar disso, em 2019, o Rio de Janeiro foi considerado um dos nove estados brasileiros que estão no nível zero do desmatamento, de acordo com o S.O.S Mata Atlântica. Fiscalização e monitoramento são as iniciativas que fazem o projeto Olho No Verde ser mais uma peça fundamental no combate a devastação ambiental. 

“A implementação deste acordo de cooperação técnica para as áreas verdes, entre o governo estadual e municipal, é um marco para o município de São Gonçalo. Você acaba alcançando áreas  em que o acesso é limitado. Assim conseguimos identificar essas supressões”, acentua o secretário estadual de Meio Ambiente, Altineu Côrtes. 

De acordo com o biólogo e subsecretário de Meio Ambiente de São Gonçalo,  Glaucio Teixeira Brandão,  o programa “Olho No Verde” desde 2016 e este ano o município, devido aos avanços das ações na gestão, foi contemplado com a parceria. 

“Hoje o nosso município, através de um trabalho comprometido com a  preservação ambiental, foi contemplado com essa parceria. Através do Olho No Verde, hoje, o Estado dispara a imagem em tempo real da área desmatada, nós recebemos os alertas e enviamos uma equipe de fiscalização ao local.

O monitoramento é fundamental para a proteção. E sendo identificado, o infrator é multado e responde civil e criminalmente pela infração ambiental cometida. Esse é um instrumento técnico importante, estimulado por uma política setorial de proteção das áreas verdes desenvolvido nesta gestão.

Essa iniciativa é um ganho para toda a cidade!”, destacou o biólogo e subsecretário de Meio Ambiente de São Gonçalo, Glaucio Teixeira Brandão.
Em 2019, por meio da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma), São Gonçalo foi destaque por conta da iniciativa do governo em investir nas áreas verdes. De 10,13km² de áreas protegidas em 2017, o município chegou a um total de 47,37km² em 2018.

O avanço é fruto da criação de três novas Unidades de Conservação da Natureza (APA Itaoca, APA Alto da Gaia e APA das Estâncias de Pendotiba).  
“Mais do que dizer, podemos mostrar o quanto a gestão do prefeito José Luiz Nanci tem se empenhado no avanço da construção de políticas públicas efetivas para São Gonçalo.

Esse acordo de cooperação reflete no que deve ser uma preocupação global. O meio ambiente é a casa de todos nós!”, disse o secretário de Meio Ambiente do município, José Rafael de Abreu Magalhães.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*