Rio de Janeiro ganha vários pontos com iluminação especial para o Natal

Foto: Alexandre Macieira /Riotur

Pontos turísticos, edifícios históricos e espaços públicos ganharam um charme especial de Natal

Você sabia, carioca? A Prefeitura do Rio de Janeiro vai iluminar neste Natal alguns prédios históricos, espaços públicos, além dos pontos turísticos espalhados pela cidade.

O “Rio 2020, Natal de Luz” é uma prévia do calendário oficial do próximo ano, quando a cidade será a primeira Capital Mundial da Arquitetura e também será a sede do 27º Congresso Mundial de Arquitetos.

Todos os pontos da cidade escolhidos para este Natal, acenderam suas luzes na noite desta terça-feira (10) às 18h:30min e permanecerão iluminados todas as noites até o Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro de 2020. A cor amarela foi escolhida para a iluminação por simbolizar o verão, o sol, a felicidade e a prosperidade.

Nos próximos dias, o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio (MAR) também deverão receber a iluminação especial. “Essa titulação é motivo de orgulho para todos os brasileiros. Uma oportunidade de discutir o futuro e também de mostrar nossas belezas para o mundo”, afirmou o secretário municipal de Turismo, Paulo Jobim.

A iluminação especial de Natal foi feita sem gastos para a Prefeitura, uma vez que contou com equipamentos já existentes. Existe a possibilidade de que eventuais novos parceiros se unam ao “Natal de Luz” nos próximos dias.

‘Essa é uma oportunidade única para o Rio de Janeiro, para o Brasil e para o mundo. Nossos objetivos são muitos, como trazer eventos culturais para a população, fomentar o turismo na cidade e discutir a agenda de sustentabilidade da ONU. Nosso principal legado, no entanto, é contribuir com a educação urbana para as próximas gerações”, explicou a diretora executiva do Comitê Rio 2020, Valéria Hazan.

De acordo com o presidente do Comitê Executivo do Congresso, Sérgio Magalhães, “o Rio de Janeiro, esta cidade de enormes contrastes, espelha as grandes questões brasileiras e as questões de cidades do mundo todo. Se conseguirmos refletir sobre isso e elaborar propostas para vencer os desafios, estaremos contribuindo para um mundo melhor. Essa é uma pretensão gigantesca, mas que pode ter sentido, se contarmos com a participação de todos”.

A iniciativa agrega as comemorações natalinas aos preparativos para o calendário Rio 2020. Outras datas importantes no decorrer do ano como Réveillon e o Carnaval, também terão celebrações pelo título concedido pela Unesco e pela União Internacional dos Arquitetos.

Rio Capital Mundial da Arquitetura 

O Rio de Janeiro é a primeira Capital Mundial da Arquitetura, título inédito conquistado pela Prefeitura do Rio e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e pela União Internacional dos Arquitetos (UIA). Ao longo de 2020, a cidade sediará uma série de eventos, entre eles o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, o Fórum Mundial de Cidades, exposições e concursos públicos. Além de mostrar para o mundo a riqueza arquitetônica do Rio, essa titulação é também uma oportunidade de reflexão sobre o futuro, de planejar o que se quer para as cidades de todo o mundo.

UIA 2020 RIO

Com o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21” e expectativa de público de 20 mil profissionais da área, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos vai transformar o Rio no epicentro do debate sobre o futuro das cidades do planeta. Promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) e com a organização do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o evento convida especialistas e entusiastas de cidades mais dinâmicas, justas e sustentáveis a debater soluções entre 19 e 23 de julho de 2020. O Congresso conta ainda com eventos preparatórios e paralelos, como exposições, seminários e workshops, que acontecem por todo o país.

Confira os locais com iluminação especial:

– Pão de Açúcar;

– Cristo Redentor;

– Monumento a Estácio de Sá;

– Murada do Forte de Copacabana;

– Arcos da Lapa;

– Passarelas do Aterro do Flamengo;

– Igreja da Penha;

– Câmara dos Vereadores;

– Museu de Arte Moderna;

– Cidade das Artes;

– Centro Administrativo São Sebastião (sede da Prefeitura);

– Palacete da Princesa Isabel. 

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*