Com o intuito de homenagear o segmento artístico e promover a aproximação entre alunos, comunidade e todos os atores da literatura, artesanato, música e artes plásticas, teve início nesta sexta-feira (8), no Centro Cultural Joaquim Lavoura, a 1ª Feira Integrada de São Gonçalo (FISG).
O evento está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, a Rede Pública Estadual de Educação, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Fundação de Artes de São Gonçalo, a rede privada de ensino e a sociedade civil.
A FISG tem como objetivo dar visibilidade à diversidade cultural existente em São Gonçalo, que tem autores, artesãos, músicos, artistas plásticos, cantores e compositores, passando ainda pela área gastronômica, aproximando toda essa vertente cultural junto aos alunos da rede municipal, estadual e privada, familiares e comunidade em geral.
Durante a abertura do evento, o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, entregou ao professor Hélter Jerônimo Barcellos, um dos homenageados da FISG, um diploma pelos serviços prestados à educação gonçalense. “Eu me sinto imensamente agradecido pela homenagem prestada a minha pessoa, embora não me ache merecedor, somente agi dentro dos meus princípios em prol da Educação.
Quanto à Feira é um evento extraordinário, São Gonçalo é uma cidade com uma grande população, com uma elite intelectual maravilhosa, rica em todos os sentidos e este é o momento de apresentar a riqueza desta cidade para o público em geral. É também um momento marcante para o calendário de São Gonçalo”, destacou o professor.
Ainda na solenidade de abertura aconteceu a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de São Gonçalo, com apresentação do coral Clave de Sol, do Ciep 252 – João Batista Cáffaro, de Tanguá, para um público formado pelos alunos e professores das escolas municipais Bairro Almerinda, João Cabral de Melo Neto, Desembargador Ronald de Souza, Alfredo Dias Gomes e Professora Marlucy Salles de Almeida e também da comunidade.
“É um sonho que acalanto há muito tempo, ou seja, reunir e integrar diversos órgãos do poder público municipal com o estadual e a sociedade civil, e hoje isso está se tornando realidade. Estou muito feliz por poder ver tudo isso acontecer. Parabenizo a todos que não mediram esforços para o sucesso da Feira Literária”, afirmou o prefeito José Luiz Nanci.
O secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo, destaca a união entre todos os setores: “Esta união era um grande desejo do nosso prefeito e hoje está materializada. O futuro de uma nação está nas mãos dos nossos alunos, então vocês devem aproveitar tudo o que está sendo oferecido nesta Feira, através das diversas culturas aqui representadas, só tenho que agradecer a todos pelo empenho na realização deste magnífico evento”, falou Marcelo Azeredo.
“Sou gonçalense adotivo, pois nasci no Ceará, mas moro há 43 anos na cidade de São Gonçalo. E durante todo este tempo divulgo a cidade através dos meus trabalhos de cordel, palestras, resgatando histórias do município, em parceria com o escritor Erick Bernardes. Destaco como primordial a realização de eventos desta natureza, pois reúne inúmeros segmentos artísticos em um só lugar e dando visibilidade ao trabalho que cada um de nós produzimos.
Só agradeço ao comitê organizador pela realização da Feira Integrada”, declarou Zé Salvador, 64 anos, cordelista, poeta, trovador e membro da Academia Brasileira de Cordel do Rio de Janeiro.
No decorrer da Feira Literária serão homenageados o músico e compositor Altay Veloso, autor de mais de 450 músicas, inclusive teve uma de suas composições gravada por nada mais nada menos do que o rei Roberto Carlos; professor Hélter Barcellos, educador de grande destaque na cidade, foi secretário municipal de Educação de São Gonçalo; e Geraldo Lemos, professor, que lecionou em diversos colégios municipais e foi homenageado com a execução do Hino de São Gonçalo, de sua autoria, pela Orquestra Sinfônica Municipal, pois não pôde estar presente, por motivo de doença.
O público da Feira Integrada terá nos dia 8 e 9, à sua disposição, barracas de artesanatos, stands de livros com a participação de diversos autores, inclusive de São Gonçalo, de comidas típicas, stand do Fórum de Mulheres Negras e muito mais.
O Centro Cultural Joaquim Lavoura, fica na Av. Presidente Kennedy, 721 – Estrela do Norte – SG.
Deixe o seu comentário