Hospital Estadual Azevedo Lima inaugura modelo de atendimento às vítimas de traumas

Foto enviada por Monalisa Souza

Esta é a terceira unidade do estado a adotar este tipo de emergência a pacientes politraumatizados

O governador Wilson Witzel participou, da inauguração do novo modelo de atendimento do Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), em Niterói, voltado aos pacientes vítimas de trauma (acidentes automobilísticos, atropelamentos, perfuração por arma de fogo e queda, entre outros). Após três meses de obras, a Unidade Integrada de Trauma conta com uma sala de emergência – com sete novos leitos, e é semelhante à utilizada em modernos centros de trauma dos Estados Unidos. O modelo integra todo o sistema de atendimento, desde o momento do resgate do paciente até o atendimento na unidade, tempo chamado de “Hora de Ouro”.

– A Unidade Integrada de Trauma é um centro de referência, com profissionais que fizeram a capacitação fora do Brasil. O padrão que a população do estado do Rio de Janeiro está recebendo não deixa a desejar a nenhum hospital dos Estados Unidos. Posso assegurar que o que estamos vendo aqui hoje, não somente em termos de equipamentos, mas também de operação e capacitação técnicas dos profissionais da saúde, é um dos exemplos de investimento que estamos fazendo na saúde do estado – afirmou o governador.

A partir de agora, sempre que um paciente vítima de trauma grave for levado ao HEAL por equipes de resgate, haverá contato prévio com a unidade para que a área de trauma receba informações referentes às condições do paciente. Nesses casos, a preparação para a chegada da vítima será feita antes mesmo da entrada do paciente, possibilitando a prestação do socorro imediata e aumentando a chance de sobrevivência e diminuindo a possibilidade de sequelas.

– Transformamos a emergência para um ambiente adequado e que segue o padrão internacional. Estamos entregando à população fluminense uma saúde de qualidade e mais humanizada, além de próxima ao cidadão. Faremos intervenções como esta, não só na emergência, mas no hospital como um todo. Esperamos que, em breve, tenhamos o Azevedo Lima totalmente reformado. E, será assim nos demais hospitais da rede estadual – disse o secretário de estado de Saúde, Edmar Santos.

Esta é a terceira unidade do estado a ganhar esse tipo de emergência, que já foi implantado nos hospitais estaduais Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, e Alberto Torres, em São Gonçalo.

Capacitação

Para a implementação do novo modelo de atendimento ao paciente politraumatizado, toda a equipe assistencial de trauma do Azevedo Lima recebeu treinamento teórico e prático. Os cursos foram oferecidos por equipes de emergências médicas do Corpo de Bombeiros e instrutores do SAMU, além de profissionais da própria unidade.  Além dos cursos, também foram realizadas reuniões técnicas para apresentação do novo modelo de atendimento para equipes de resgate e de unidades que mais transferem pacientes para o HEAL.

Com a nova unidade integrada de trauma, o hospital contará com dois eixos distintos: um exclusivo para trauma e outro para pacientes clínicos, o que permitirá maior foco da equipe assistencial nos diferentes tipos de atendimento. Ao todo, são sete leitos exclusivos para o atendimento aos pacientes com trauma, um leito de contingência, além de cinco leitos para os casos clínicos e outros dois para trauma infantil, sala de sutura, posto de observação médica e farmácia satélite exclusiva para a emergência. 

– Em uma hora, o cirurgião que abordar este paciente tem a tomada de decisão: se vai para o centro cirúrgico, se vai complementar a avaliação com um exame de tomografia ou que seguirá para o centro de tratamento intensivo. Estamos oferecendo à população do Rio de Janeiro um atendimento diferenciado e o resultado disso se traduz em mais vidas salvas, visto que são protocolos adotados mundialmente e favorecem a uma sobrevida maior dos pacientes que aqui foram atendidos – explicou o diretor do HEAL, Rogério Casemiro.

FOTOS: Philippe Lima

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*