Governador Wilson Witzel participa de criação de vara especializada no crime organizado

Iniciativa dará mais rapidez ao julgamento de processos de crimes como corrupção e lavagem de dinheiro 

O governador Wilson Witzel participou, da inauguração da primeira vara criminal especializada no combate ao crime organizado do Estado do Rio, instalada pelo Tribunal de Justiça (TJ-RJ). A iniciativa busca dar maior celeridade ao julgamento de processos relacionados a atividades de organizações criminosas, como corrupção, lavagem de dinheiro e ocultação de bens e valores.

– A vara especializada criada pelo TJ contribuirá para que avancemos no combate ao crime organizado. O julgamento de processos deste tipo exige que o magistrado tenha expertise para dar uma resposta penal adequada e com celeridade. O TJ dá um passo gigantesco demostrando que este tribunal quebra paradigmas e traz inovações que atendem à sociedade – destacou o governador.

A 1ª vara criminal especializada no combate ao crime organizado será composta por um juiz titular e dois auxiliares, além de dois promotores indicados pelo Ministério Público Estadual. Ela funcionará no Fórum Central para dar mais segurança aos magistrados que vão atuar no julgamento das ações.

– O governo estadual tem se mostrado absolutamente rígido no trato da segurança pública, e o Judiciário não pode ser indiferente a qualquer tema que interfere em direitos fundamentais. Precisamos trabalhar juntos, as demandas são desafiadoras. Com a criação da vara especializada, o Poder Judiciário procura elevar os níveis de eficiência com o serviço público prestado à população – afirmou o presidente do TJ-RJ, desembargador Claudio de Mello Tavares. 

Para o procurador-geral de Justiça, José Eduardo Gussem, a iniciativa promove um olhar sistêmico e amplo sobre estruturas criminosas.

– Precisamos superar este mal que avança no estado. Contem com o Ministério Público – acrescentou.

Também participaram da inauguração os secretários da Polícia Militar, Rogério Figueredo, e da Polícia Civil, Marcus Vinícius Braga.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*