Saúde realiza formação de combate ao tabagismo para profissionais da rede

Foto: Divulgação

Em São Gonçalo, de janeiro a julho deste ano, mais de 600 pessoas foram assistidas pelo Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Saúde, que oferta cuidado e prevenção. Com o objetivo de ampliar o número de pacientes e de profissionais capacitados para o cuidado, o programa, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEP), realizou nesta segunda-feira (19) uma capacitação para mais de 100 profissionais da rede do município.  

“Quando pensamos em capacitar o profissional para tratar o tabagismo estamos efetivando a redução do número de pessoa incapacitadas por conta do tabaco, o número de internações, de mortes. Com essa capacitação teremos mais profissionais qualificados para atender a população dentro do seu território, evitando que essa pessoa precise se deslocar para outra unidade de saúde, garantindo assim um tratamento de excelência, como é preconizado pelo Ministério da Saúde”, afirmou a coordenadora do programa e enfermeira, Juliana Galdino.

Hoje o tabagismo é a maior causa de morte evitável no mundo. O programa de controle é fundamental na prevenção e no acompanhamento daqueles que desejam tratar essa dependência. As reuniões acontecem quatro vezes por mês, em pequenos grupos nos equipamentos da rede e, dependendo da quantidade de consumo, o paciente é direcionado ao tratamento gratuito onde é disponibilizado o adesivo de reposição de nicotina, o medicamento e ainda o chiclete de nicotina. Cada pessoa terá um tratamento direcionado e especificado. O acompanhamento é prolongado e ao longo do tempo, conforme cada um responde ao tratamento, o desmame é realizado gradativamente. 

No final dos anos 80, o Ministério da Saúde , através do Instituto Nacional de Câncer (Inca), implementa a Política Nacional de controle do tabagismo, e a partir de 2005, o tratamento formal para cessação do tabagismo passou a ser implantado em unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma planejada e monitorada. Esta é a segunda formação realizada este ano pelo programa que já capacitou enfermeiros e médicos das unidades onde atualmente acontecem os pequenos grupos, e a proposta é ampliar ainda mais. 

“O Núcleo de Educação Permanente em Saúde tem por finalidade oportunizar, fomentar e organizar os serviços  no que se refere ao Ensino, Pesquisa e extensão no âmbito do SUS. Através de uma organização de educação continuada realizamos capacitações com objetivo de melhorar as ações em serviço. Ficamos muito felizes em poder auxiliar e planejar ações de ampliação dos conhecimentos da rede!”, afirmou Thatiana Mattos, coordenadora do NEP.

Nesta terça-feira (20) acontece o segundo e último dia de capacitação ministrada junto a enfermeiros, médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos da rede. 

Unidades que realizam as reuniões de acompanhamento: 

USF Jardim Catarina, USF Antonina, USF Alexandre Fleming, USF Brasilândia, Clínica da Família Marambaia,  USF Marechal Cândido Rondon, USF Itaúna I, Clínica Municipal do Mutondo, USF Trindade, USF Mutuá, USF Alberto Constantino Farah, USF Nova Cidade, USF Carlos Chagas, USF David Capistrano Filho, USF Wally Figueira da Silva, USF São Miguel,USF Badjer Silveira Teixeira, Polo Adão Pereira Nunes, USF Irmã Dulce, USF Bento da Cruz, USF Getúlio Vargas, USF Vila Iara, USF Emílio Ribas, Polo Manuel de Abreu, Polo Doutel de Andrade, USF Ipiíba, USF Hiparco Ferreira, USF Jardim Catarina III, USF Louis Pasteur , USF Jair Arantes da cruz, USF Lagoinha, Unidade Luiz Paulo Guimarães, USF Pita, USF Largo da Ideia, USF Emílio Ribas, Polo Aldolfo Lutz, USF Santa Luzia, USF Vila Três, USF José Jorge Cortes Freitas, USF Dr. José Bruno Neto, USF Neves I, USF Engenho Pequeno, USF Vila Candoza, USF Flávio Henrique de Brito, Clínica Municipal Zerbini, USF Barbosa Lima Sobrinho, USF Zé garoto, USF Venda da Cruz, USF Waldemar Costa Nunes, USF Patronato, USF Victor Chimelly, USF Palmeira II, USF Ary Teixeira, USF Armando Guerreiros, USF Elza Borges, Polo Ana Nery, USF Apolo II, Clínica da Família marambaia, USF Tenente Jardim, USF Vila 3, USF Manoel Baptista, USF Armando Leão Ferreira, Academia da Saúde Assueres Barbosa, Polo Sanitário Washington Luiz, Polo Sanitário Hélio Cruz, Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, PAM Alcântara, PAM Coelho, PAM Neves. 

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*