Os nostálgicos adoram – seja Retrô ou Vintage. Aquela peça de família ou aquele achado do garimpo, merecem uma atenção da sua parte porque são objetos de raridade na decoração.
Cores fortes ou o bege dos sofás, as formas arredondadas ou muito quadradas, pés de móveis estilo agulha, esse é o tipo de decoração que não segue tendências, está sempre na moda.
Adornos como os discos de vinil, telefones e câmeras antigas, tudo para dar aos espaços, mais personalidade, estão valendo.
A decoração Retrô e Vintage está em alta em todo o mundo e com certeza vai permanecer sendo tendência durante muitos anos. Qualquer ambiente pode ser estilizado seguindo essa linha, desde cômodos de residências até restaurantes ou empresas, mostrando o quanto essa decoração é versátil.
Uma decoração nesse estilo aplicada a residências ou bares, garante espaços super descolados, mostrando o bom gosto do local, já que a mistura de elementos antigos e modernos deixa a decoração extremamente charmosa e exótica, criando assim ambientes receptivos para passar momentos inesquecíveis com a família e os amigos.
Além de todas essas qualidades, a decoração retrô permite o reaproveitamento de móveis inutilizados que muitas vezes são taxados como ultrapassados e fora de moda. Esses móveis podem ser encontrados na própria casa da família ou em lojas de móveis usados, mas é preciso estar atento para a qualidade, pois, por serem antigos, os móveis podem estar com a estrutura comprometida por cupins.
Quer ficar por dentro de tudo sobre esse estilo de decoração e surpreender suas visitas com uma decoração diferenciada? Então descubra, aqui, por que esta é a melhor opção para a sua casa.
Entenda a diferença entre a decoração Vintage e Retrô. É muito comum as pessoas associarem os estilos, como se fossem a mesma coisa, mas não são. Acompanhe!
Estilo Retrô:
Diz respeito a uma tendência ou hábito do passado que se tornou norma mais uma vez, ou seja, é a releitura do antigo de uma forma lúdica e despojada. Geralmente essa decoração remete às décadas de 50 à 80.
Criam-se elementos decorativos novos com design/aspecto antigo que relembra o visual dessas épocas. Peças antigas autênticas também podem ser consideradas retrô, desde que sejam inseridas no contexto lúdico de uma decoração inteiramente retrô.
Estilo Vintage:
A decoração Vintage tem sua essência nas peças originais e autênticas, sem adaptação ou releitura para o tempo moderno. Quanto mais antigo, valioso é considerado o mobiliário Vintage.
Utilizam-se peças originais, geralmente dos anos 20 ao 60, lembrando a casa da vovó.
O estilo Vintage não busca ostentação, e sim charme, romantismo, nostalgia e originalidade. Itens como cristaleiras, abajures, camas Luís XV, paredes em tons pastéis são características marcantes deste estilo de decoração.
Agora que você já sabe a diferença entre esses dois tipos de decoração tão parecidos e poderá desfrutar desses dois autênticos e imutáveis estilos.
Deixe o seu comentário