Botafogo aposta em superar sua melhor campanha e chegar à final da Libertadores

Relembre as participações do Botafogo na Libertadores enquanto o time aposta em superar as semifinais do passado

As últimas duas semanas de outubro reservam uma emoção única para os torcedores do Botafogo. O Alvinegro disputa contra o Peñarol a classificação para sua primeira final da Libertadores.

O time já igualou as melhores campanhas de sua história ao chegar à semifinal da atual edição e agora aposta em superar suas versões do passado. O feito foi alcançado duas vezes: em 1963 e em 1973.

Agora, o clube aposta em chegar à glória eterna e se igualar aos rivais. Após o título do Fluminense no ano passado, o Botafogo é o único dos grandes cariocas a não ter conquistado o torneio sul-americano.

No mundo da aposta, a Libertadores também tem destaque. A competição é a segunda mais popular entre os usuários da KTO: cerca de 19% dos jogadores fizeram ao menos um palpite no torneio em 2024, de acordo com dados divulgados pelo próprio site.

A primeira semifinal foi logo na estreia do Botafogo em Libertadores, alcançada ao ser vice-campeão brasileiro. Apesar do regulamento da época prever a participação apenas dos campeões nacionais, o Santos de Pelé já era também o campeão continental, o que abriu uma vaga extra.

O Alvinegro superou a primeira fase da Libertadores de 1963 com 100% de aproveitamento, superando Alianza Lima (PER) e Millonarios (COL). Na semifinal, encontrou novamente o Santos, com desfecho previsível. O Botafogo conseguiu empatar em 1 a 1 no Pacaembu, porém Pelé marcou três gols na vitória do Peixe por 4 a 0 em pleno Maracanã.

Depois desta participação inicial, o clube voltaria à Libertadores apenas dez anos mais tarde. Novamente como vice-campeão nacional, o Botafogo ficou no mesmo grupo de Palmeiras e os dois gigantes uruguaios, Peñarol e Nacional.

O Alvinegro fez bonito, vencendo quatro partidas, além de um empate e uma derrota. A vitória no jogo desempate contra o Palmeiras valeu a classificação ao triangular semifinal. O bom desempenho não se repetiu nesta fase: o Botafogo ficou em último lugar e viu o Colo-Colo avançar para enfrentar o Independiente, que se sagrou campeão.

Nos 50 anos seguintes, o Botafogo participou apenas mais três vezes da Libertadores. O primeiro retorno foi em 1996, após a conquista do Brasileirão, mas o time acabou eliminado pelo Grêmio nas oitavas de final.

A aposta da Conmebol de ter mais times na Libertadores favoreceu o Alvinegro, que se classificou por duas vezes às fases prévias da competição nos anos 2010. O clube chegou aos grupos em 2014, porém não avançou ao mata-mata.

Resultado melhor foi alcançado em 2017, quando chegou às quartas de final. Porém, o Grêmio esteve novamente no caminho, vencendo o confronto por 1 a 0 no placar agregado.

A atual campanha do Botafogo também começou nas fases qualificatórias. O Glorioso superou o Aurora (BOL), com vitória por 6 a 0 em casa, e o Red Bull Bragantino, por 3 a 2 no placar dos 180 minutos.

A fase de grupos começou com duas derrotas para Junior (COL) e LDU (EQU). O Alvinegro reagiu, vencendo por duas vezes o Universitario (PER) e dando o troco na LDU. O empate fora de casa contra o Junior deixou o time na segunda posição do Grupo D.No mata-mata, dois adversários paulistas. O Botafogo despachou o Palmeiras nas oitavas de final, com 4 a 3 na soma dos placares, e eliminou o São Paulo nas quartas de final, após decisão nos pênaltis.

Publicado 23/10/2024

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*