Segredo revelado: como o sono afeta a beleza dos seus cabelos?

A qualidade do sono afeta a saúde e aparência do cabelo devido a hormônios e renovação celular. Confira como melhorar o descanso diário

Para alguns o tempo que passamos dormindo – cerca de 1/3 de nossas vidas – é uma ‘perda de tempo’. Mas, nem mesmo os mais críticos podem negar os efeitos revitalizantes de uma boa noite de sono.

O sono impacta as principais funções fisiológicas e metabólicas do nosso organismo de forma que não podemos viver sem ele e mais, dele depende nossa saúde e bem-estar.

Até mesmo a saúde capilar está intimamente relacionada à qualidade do sono.

A importância do sono para a saúde capilar

O tempo de sono é usado pelo organismo para restauração das suas funções, incluindo recarregar a energia e restaurar danos que ocorrem o tempo todo em escala celular.

Por essa razão, a privação de sono afeta a imunidade, as funções cognitivas e mentais, o equilíbrio hormonal e até a disposição física.

Como o sono impacta nas funções corporais, os cabelos também são afetados, já que dependem dos processos de reparação celular e produção de hormônios que acontecem durante o sono.

Como o sono contribui para a beleza dos cabelos?

A qualidade do sono vai influenciar de diferentes formas a saúde e estética dos cabelos.

Renovação celular e crescimento capilar

O cabelo e a pele, em geral, são muito influenciados por substâncias produzidas durante o período de sono, como o colágeno e o hormônio do crescimento, que atua diretamente na renovação celular, que também ocorre nas horas de sono..

Redução do estresse e equilíbrio hormonal

A qualidade do sono está diretamente relacionada à produção e secreção da melatonina, hormônio que regula o ciclo sono-vigília.

A produção da melatonina é acionada pela ausência de luz. Portanto, quando começa a escurecer a concentração desse hormônio vai aumentando e causa sonolência.

Com o uso de telas e energia elétrica à noite, mais pessoas têm sofrido alterações na produção da melatonina, o que causa insônia.

Outra função da melatonina é seu efeito antioxidante ao combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.

No cabelo, os efeitos do estresse oxidativo incluem cabelos brancos, fracos e queda de cabelo.

A falta de sono – e melatonina – resulta em níveis elevados do hormônio cortisol, associado ao estresse, que além de mudanças emocionais, também eleva o estresse oxidativo das células, acelerando o envelhecimento.

Hidratação e nutrição do couro cabeludo

Durante o sono, o corpo otimiza a circulação sanguínea e a produção de hormônios essenciais.

Esses processos influenciam a chegada de nutrientes e oxigênio no couro cabeludo e, consequentemente, nos folículos capilares.

Assim, o sono desempenha um papel para manutenção de cabelos mais saudáveis, hidratados e bem nutridos. 

Problemas causados nos cabelos pela falta de sono 

Sem um sono adequado e regular, você pode começar a identificar alterações na saúde e aparência dos cabelos.

Queda de cabelo

Em casos de problemas recorrentes com a qualidade do sono há maiores chances de desenvolver queda de cabelo por eflúvio telógeno.

Esse tipo de queda de cabelo está associado aos altos níveis de estresse decorrentes da má qualidade do sono.

Como melhorar hábitos de sono para ter cabelos mais bonitos e saudáveis?

É determinante para saúde em geral, bem-estar e manutenção de cabelos bonitos e saudáveis a manutenção de bons hábitos de sono. Eles incluem:

● ter horários regulares para dormir e acordar;

● reduzir o uso de celulares, televisão e outros tipos de iluminação no período noturno;

● não realizar exercícios físicos de alta intensidade próximo ao horário de se deitar;

● ter um local tranquilo e silencioso para dormir;

● reduzir os níveis diários de estresse, especialmente à noite;

● evitar ingestão exagerada de líquidos ou alimentos pesados depois do escurecer;

● não ingerir bebidas estimulantes, como café e energético, após as 16h.

Atualmente, muitas pessoas têm recorrido à suplementação de melatonina para melhorar a qualidade do sono e estabilizar o ciclo sono-vigília.

Apesar de essa ser uma possibilidade, especialmente em casos de jet leg ou insônia, a suplementação de melatonina não deve ultrapassar dois meses, sendo fundamental orientação e prescrição médica para uso de qualquer suplemento.

Com a implementação de bons hábitos de sono já é possível observar melhora na qualidade do descanso e impactos positivos no bem-estar e saúde capilar, incluindo melhorias nos resultados de tratamento capilar e redução de danos estéticos.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*