Mitos e verdades sobre a Super Bonder

Confira algumas dúvidas clássicas sobre as colas instantâneas, conhecidas por possuir alta resistência e secagem rápida

Consigo recuperar um tênis que descolou? Posso aplicar o adesivo no dente? Existe uma série de dúvidas e questionamentos quando se fala em colas de alta resistência e secagem rápida, como a Super Bonder.

Graças a uma fórmula poderosa à base de Cianoacrilato, a Super Bonder é capaz de aderir, com poucas gotas, em superfícies como pedra, metal, madeira, couro, cerâmica, papel, na maioria dos plásticos e outros, reparando ou personalizando vários tipos de materiais.

É importante conhecer os procedimentos corretos envolvendo a supercola e não se deixar levar por falsas afirmações. Confira as explicações para os principais mitos e verdades sobre o tema.

1 – É verdade que é possível dar segunda vida a um calçado usando apenas cola?

VERDADE

Existem colas instantâneas específicas para esse tipo de reparo em objetos flexíveis, que apresentam alta performance incluindo diversos tipos de calçados. 

“Quando o assunto são objetos que precisam de flexibilidade, como tênis, recomendamos o uso de Loctite Super Bonder Power Flex Gel, que possui borracha em sua composição, garantindo maior durabilidade em colagem de materiais maleáveis, uma vez que possui maior resistência a flexão e impactos”, destaca Luci Silva, Gerente de Desenvolvimento de Produtos da Henkel, marca que produz a Super Bonder Loctite.

2 – Colas instantâneas podem ser usadas para tratamento odontológico, uso estético ou em outras partes do corpo?

MITO

As supercolas não devem ser aplicadas em qualquer parte do corpo humano, isso vale para tudo, inclusive o que é mais visto, como dentes, cílios, unhas e orelhas. O produto não foi desenvolvido para essa finalidade.

3 – É possível salvar roupas que tiveram contato com cola instantânea?

VERDADE

Sim. Existe saída! As soluções indicadas para remoção de cola em tecidos são o Loctite Descola Tudo, da família Super Bonder, ou até mesmo acetona (aquela utilizada para remoção de esmaltes em unhas). O processo é simples: onde aplicamos o removedor sobre o resíduo, deixamos agir por alguns minutos e, de forma mecânica, a cola é retirada.

“Uma dica super importante é checar o tipo de tecido para evitar um dano maior no processo de remoção. Tecidos delicados podem ser facilmente agredidos pelos removedores. Portanto, o ideal é sempre fazer um teste prévio em um pequeno pedaço. Ainda sobre o Loctite Descola Tudo, o produto também auxilia na remoção de cola nos dedos! E pode ser aplicado em outras superfícies, além de tecidos aqui mencionado”, conta Luci.

4 – É verdade que esse tipo de cola serve para recuperar plantas quebradas?

MITO

Por mais que a cola instantânea possa até prender troncos e plantas, esse tipo de produto possui componentes químicos que não foram desenvolvidos para recuperar plantas.

5 É verdade que posso deixar a tampa aberta por horas ou dias?

MITO

A Super Bonder cura quando em contato com umidade relativa do ambiente. Quando esse processo se inicia, a secagem acontece rapidamente e pode acometer todo o produto no interior da embalagem. A forma de evitar esse tipo de ocorrência é sempre manter a tampa bem fechada, limpando o excesso do bico após uso para não atrapalhar o travamento e manter o produto em local seco, arejado, livre de calor e umidade.

6 – Quanto mais gotas eu aplicar do produto, maior fixação terá?

MITO

A fixação da cola instantânea aos materiais é obtida com poucas gotas, variando a quantidade de acordo com o material e a extensão de cada superfície. “Aplicar cola em excesso não proporcionará maior aderência e pode até prejudicar. 

Como a umidade do ambiente tem relação direta com o tempo de secagem, a aplicação de muito produto demorará mais para secar e dificultará o posicionamento e a colagem. Além disso, a sobra pode escorrer pelas laterais do objeto deixando a peça com um acabamento esteticamente ruim”, explica Luci Silva.

7 – É verdade que a cola instantânea é capaz de suportar cargas pesadas sem soltar?

VERDADE

A façanha foi alcançada nos Estados Unidos. Uma caminhonete e um carro, que somados pesavam 5 toneladas, foram içados depois que foram aplicadas nove gotas de Loctite Super Glue (como é chamada Loctite Super Bonder nos EUA) no suporte para prender os veículos na grua. “Não recomendamos fazer isso em casa, pois a experiência foi feita em local controlado, mas conseguimos provar a super resistência do produto”, finaliza Luci Silva.

Sobre Henkel

Com suas marcas, inovações e tecnologias, a Henkel ocupa posições de liderança em todo o mundo em negócios industriais e de consumo. A unidade de negócios de Adhesive Technologies é líder global nos mercados de adesivos, selantes e revestimentos funcionais. Em seus negócios de Consumer Brands, a empresa ocupa posições de liderança em muitos mercados e categorias em todo o mundo.

As três marcas mais fortes da empresa são Loctite, Persil e Schwarzkopf. Fundada em 1876 e com uma longa tradição em sustentabilidade, a Henkel emprega equipes diversificadas com mais de 50.000 pessoas em todo o mundo – unidas por uma forte cultura corporativa, valores compartilhados e um propósito comum: “Pioneers at heart for the good of generations”.

No ano fiscal de 2022, a Henkel registrou vendas de mais de 22,4 bilhões de euros e lucro operacional de cerca de 2,3 bilhões de euros. As ações preferenciais da companhia estão listadas no índice de ações alemãs DAX. 

Sobre a Henkel Brasil

A Henkel está no Brasil há 68 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Consumer Brands, com principais marcas como Cascola, Loctite, Pritt, Bonderite e Schwarzkopf Professional. A Henkel Brasil conta com mais de 1000 profissionais distribuídos nas plantas de Itapevi e Jundiaí, além de um Centro de Distribuição em Jundiaí, um escritório central na Lapa e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo. No ano de 2022, a Henkel alcançou um crescimento orgânico das vendas de 8,8%.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*