Webinário HubCovid, em 11 de setembro, abordará vacinação, saúde mental e outros desafios do SUS no cenário pós-pandêmico. Evento reúne profissionais de Epidemiologia, Infectologia, Sanitarismo, Psicologia, Psiquiatra e em Gestão da Saúde Pública, com participação do Ministério da Saúde
São mais de 705 mil mortes de brasileiros por Covid-19 durante a pandemia e quase 38 milhões de pessoas que foram infectadas pelo Sars-CoV-2, o que representa uma letalidade de 1,9% no país. Em todo o mundo, são registrados 6,9 milhões de mortes pela doença. Com 3% da população mundial, o Brasil é responsável por 10,1% dos óbitos por Covid-19. Números que são alarmantes, causa, principalmente, da alta taxa de pessoas infectadas pelo vírus, em suas diferentes variantes surgidas durante a pandemia. Como consequência, além da perda de vidas, as sequelas físicas e emocionais na população.
Sobre este cenário pós-Covid-19, o projeto HubCovid decidiu reunir especialistas e gestores de saúde pública para analisar o impacto e propor ações efetivas para o Brasil pós-pandêmico, mantendo a atenção para possíveis transformações epidemiológicas como, por exemplo, o surgimento da nova variante EG.6, também conhecida como Éris, que, segundo o Ministério da saúde, pode causar aumento de novos casos da doença no Brasil.
O Encontro será no Webinário HubCovid – Vacinação, saúde mental e outros desafios do SUS no cenário “pós-Covid-19”, no dia 11 de setembro, das 9h às 12h. O evento será transmitido online pelo canal do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) no Facebook. A organização é do HubCovid, uma iniciativa criada em 2020 pelo Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com apoio da Fundação Johnson & Johnson.
Abrindo as apresentações, o “Panorama do cenário epidemiológico” ficará a carga do médico epidemiologista André Ricardo Ribas de Freitas, consultor científico do HubCovid, doutor em Epidemiologia e Professor de Epidemiologia e Bioestatística na Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic, onde coordena um curso de pós-graduação em Saúde Coletiva. Na sequência, o Conasems trará o contexto “Pós-pandemia a partir da perspectiva dos municípios brasileiros”.
A programação, a seguir, será dividada em dois módulos “Impactos da pandemia no Sistema de Saúde” e “Pós-Covid-19 e o cenário da Saúde Mental”. Ao final de cada módulo, haverá abertura para pergntas do público. Os palestrantes são:
Impactos da pandemia no Sistema de Saúde
– Prof. Dr. Thiago Lavras Trapé – Doutor em Saúde Coletiva, Docente na área de Sistemas de Saúde e Gestao na Faculdade Sao Leopoldo Mandic. Presidente e coordenador de projetos de impacto social pelo IPADS- Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social.
– Dr. Adriano Massuda, médico, doutor em saúde coletiva, professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e pesquisador do Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde (FGV-Saúde).
– Dr. Gonzalo Veccina – Médico sanitarista, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, ex-presidente da Anvisa, ex-secretário municipal de saúde de São Paulo e ex-CEO do Hospital Sírio Libanês.
Pós-Covid-19 e o cenário da Saúde Mental
– Dr. Rodrigo Martins Leite – médico psiquiatra professor coordenador do Programa de Psiquiatria Social e Cultural (PROSOL) – IPq HCFMUSP. Foi coordenador de saúde mental do município de São Paulo- SP.
– Dra. Catarina Dahl – Psicóloga sanitarista. Doutora em Saúde Mental (IPUB/UFRJ). Consultora em Saúde Mental em nível nacional e internacional, tendo colaborado com diversos organismos multilaterais, como o Banco Mundial, Fundo de População das Nações Unidas e Organização Mundial da Saúde.
– Dr. Marcelo Kimati Dias – Médico psiquiatra, doutor em ciências sociais, professor departamento saúde coletiva UFPR, assessor relações institucionais departamento Saúde mental do Ministério da Saúde.
Sobre o HubCovid – É uma iniciativa do Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e Fundação Johnson & Johnson. É uma plataforma, disponível em http://hubcovid.org.br/, que reúne infectologistas, epidemiologistas, sanitaristas e virologistas com a proposta de disseminar conhecimento científico para gestores e profissionais da saúde envolvidos no combate à pandemia no Brasil.
Sobre o IPADS – O IPADS é uma organização sem fins lucrativos, que atua na perspectiva de contribuir com o desenvolvimento social e com a melhoria da qualidade de vida da população, apoiando a formulação, implantação e avaliação de políticas, programas e projetos. O trabalho do Instituto é caracterizado pela interdisciplinaridade, principalmente pela atuação conjunta de seus associados que buscam uma abordagem integral das necessidades do cidadão.
Sobre o CONASEMS – O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) nasceu a partir do movimento social em prol da saúde pública e se legitimou como uma força política, que assumiu a missão de agregar e de representar as 5570 secretarias municipais de saúde do país. Desde 1988, promove e consolida um novo modelo de gestão pública de saúde baseado em conceitos como descentralização e municipalização.
Deixe o seu comentário