Considerada o “Oscar do Turismo” em âmbito internacional, a premiação contempla os destinos turísticos que mais se destacaram em 2022. O Rio de Janeiro aparece em 12 das 22 categorias com indicações brasileiras, figurando na lista de melhores do mundo
O Rio de Janeiro é o estado brasileiro com o maior número de indicações ao World Travel Awards América do Sul em 2023. A premiação, considerada o “Oscar do Turismo” em âmbito internacional, contempla os destinos turísticos que mais se destacaram no último ano em diversas categorias do setor. O Rio de Janeiro aparece em 12 das 22 categorias com indicações brasileiras, figurando como destino protagonista entre os melhores do mundo.
Entre as modalidades que entraram pela primeira vez na disputa está a que se refere ao melhor destino de viagem de negócios da América do Sul. O Estado, inclusive, apresentou uma ampliação de 490% do turismo de negócios, em 2022.
– O Rio de Janeiro recuperou sua credibilidade e, com isso, o turismo de negócios no Rio de Janeiro se destacou. Os investidores voltaram a olhar para o nosso estado. Também é importante destacar o investimento no turismo esportivo e na área de cultura, divulgando o nosso patrimônio cultural, que é conhecido no mundo inteiro – destaca o governador Cláudio Castro.
As indicações estão divididas entre as principais vertentes do turismo nos segmentos de aventura, praia, negócios, cruzeiros, eventos, cultura, gastronomia, entre outras. A votação está aberta no site World Travel Awards (https://www.worldtravelawards.com/vote) e vai até o dia 9 de julho de 2023 por votação popular.
– Nosso estado é a principal porta de entrada de turistas internacionais no Brasil. Ter esse reconhecimento mundial, de que o Rio de Janeiro é referência em diversos segmentos do turismo, comprova ainda mais o potencial que temos. Eu não canso de falar que o turismo é uma das principais fontes de desenvolvimento econômico e de geração de emprego e renda para o nosso Estado. Seguiremos trabalhando para consolidar o Rio como principal destino do Brasil e um dos principais do mundo – explica o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.
Entre as várias indicações na América do Sul, os itens referentes ao melhor destino de viagem de negócios; melhor destino de reunião e conferências; melhor destino de festival e eventos; melhor destino de turismo esportivo; e melhor cidade cultural mostram que nem só de belezas naturais vive o Rio de Janeiro.
Na área do turismo esportivo, o Rio já recebeu esse ano o Rio Open, a Maratona do Rio e o Mundial de Surfe. Entre os dias 30 de setembro e 8 de outubro, o estado receberá o Pré-Olímpico masculino de vôlei, no Maracanãzinho. O Rio também vai receber uma etapa da Liga das Nações masculina e feminina em 2024 e o lançamento da candidatura à Copa do Mundo de vôlei de praia em 2025.
Na Cultura, vários editais movimentam o Rio de Janeiro, nas áreas de dança, teatro, música, artes visuais, literatura, festas populares, entre outros. Todos com o objetivo de movimentar e documentar a cultura no Rio de Janeiro, que tem um patrimônio cultural muito vasto e conhecido no mundo inteiro.
Como votar nas indicações do Rio de Janeiro
A votação no World Travel Awards é feita de forma popular e o indicado que obtiver o maior número de votos em uma categoria será nomeado o vencedor nesta edição que marca o 30º aniversário do evento. As categorias deste ano abrangem um amplo leque de opções, como aviação, atrações turísticas, aluguel de carros, cruzeiros, destinos, hotéis e resorts, reuniões e eventos, agências de viagens e operadoras de turismo.
Para colocar o Rio de Janeiro no topo do turismo mundial, o interessado deve acessar o site World Travel Awards e fazer seu cadastro. Após receber a confirmação no e-mail, entrar na opção “Nominados”, escolher a opção “América do Sul” e ir até a seção “Destinos”. A partir daí, basta escolher todas as cidades e atrativos fluminenses que estão concorrendo.
Após o encerramento da votação, o vencedor de cada categoria será convidado a participar da Cerimônia de Gala 2023 do World Travel Awards Caribbean & The Americas, que acontecerá em 26 de agosto de 2023, no Sandals Grande St., a ilha mágica de Santa Lúcia, no Caribe.
Conheça as categorias em que o Rio de Janeiro concorre
– Melhor Atração Turística da América do Sul 2023 (South America’s Leading Tourist Attraction 2023)
Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil
– Melhor Destino de Praia da América do Sul 2023 (South America’s Leading Beach Destination 2023)
Rio de Janeiro, Brasil
Fernando de Noronha, Brasil
– Melhor Destino de Viagem de Negócio da América do Sul 2023 (South America’s Leading Business Travel Destination 2023)
Rio de Janeiro, Brasil
São Paulo, Brasil
– Melhor Cidade para Passar o Fim de Semana da América do Sul 2023 (South America’s Leading City Break Destination 2023)
Rio de Janeiro, Brasil
São Paulo, Brasil
– Melhor Destino de Cidade da América do Sul 2023 (South America’s Leading City Destination 2023)
Rio de Janeiro, Brasil
– Melhor Instituição de Turismo Municipal da América Latina 2023 (South America’s Leading City Tourist Board 2023)
Rio Convention & Visitors Bureau
São Paulo Convention & Visitors Bureau
– Melhor Cidade Cultural da América do Sul 2023 (South America’s Leading Cultural City Destination 2023)
Rio de Janeiro, Brasil
São Paulo, Brasil
– Melhor Destino de Festival e Eventos da América do Sul 2023 (South America’s Leading Festival & Event Destination 2023)
Rio de Janeiro, Brasil
São Paulo, Brasil
– Melhor Destino para Lua de Mel da América do Sul 2023 (South America’s Leading Honeymoon Destination 2023)
Paraty, Brasil
Rio de Janeiro, Brasil
Fernando de Noronha, Brasil
– Melhor Destino de Reunião e Conferências da América do Sul 2023 (South America’s Leading Meetings & Conference Destination 2023)
Rio de Janeiro, Brasil
São Paulo, Brasil
– Melhor Destino de Turismo Esportivo da América do Sul 2023 (South America’s Leading Sports Tourism Destination 2023)
Rio de Janeiro, Brasil
São Paulo, Brasil
– Destino Mais Romântico da América do Sul 2023 (South America’s Most Romantic Destination 2023)
Paraty, Brasil
Rio de Janeiro, Brasil
Fernando de Noronha, Brasil
Deixe o seu comentário