Cinco projetos voltados para o setor estão com inscrições abertas
Maio é celebrado como o mês da Indústria. Hoje, o Estado do Rio de Janeiro possui mais de 302,7 mil pequenos negócios voltados para o setor, sendo MEI (245,8 mil), microempresa (47,1 mil) e empresa de pequeno porte (9,7 mil). Para fechar o mês, o Sebrae Rio promove o evento “Integra Indústria” e estendeu o prazo de inscrição para projetos do setor.
“O município do Rio de Janeiro pode ser considerado a capital industrial, por concentrar o maior número de empregados na indústria de transformação. É preciso que os empresários do setor apliquem tecnologias digitais dentro das suas empresas. Com os programas certos, as empresas podem coletar, analisar e utilizar dados para melhorar suas operações. Estas tecnologias permitem a conversão de informações e processos em formato digital, tornando-os mais acessíveis e fáceis de serem compartilhados”, explica Carina Ferraz, coordenadora de Indústria do Sebrae Rio.
Nesta segunda-feira, dia 29, o Sebrae Rio reuniu gestores regionais e estaduais para uma integração de projetos para o setor industrial, além de uma visita ao Centro de Inovação do Senai. No último dia do mês, duas palestras serão realizadas com os temas “A Indústria 4.0 ao alcance dos pequenos negócios” e “A agenda ESG e suas práticas para as indústrias”. Após esses encontros, que serão realizados na sede da instituição, uma sessão de negócios será viabilizada com as empresas participantes.
“Participei de um programa que ajudou a entender e aprimorar nossa operação. Tínhamos um grande contrato que supria 80% do valor da nossa receita. Esse contrato foi encerrado. Ficamos preocupados, mas a capacitação nos ajudou a substituir receitas e manter nossa operação. Passamos a reter e atrair novos clientes, desenvolvemos novos produtos, passamos a pesquisar o mercado e melhoramos o financeiro”, conta o empresário Vinicius Moraes.
O Sebrae Rio estendeu o prazo de inscrições até o dia 12 de junho para quatro projetos do setor da indústria: “Fábricas Inteligentes”, “Sustentabilidade”, “Alimentos e Bebidas” e “Pequenos Negócios da Zona Oeste”. Já as inscrições para o projeto “Indústria da Moda” terminam nesta quarta-feira (31). Para participar, o empresário precisa realizar sua inscrição pelo site do Sebrae.
“A capacitação me permitiu repensar o plano de trabalho da minha empresa. Sempre quis mudar o layout e apenas quando comecei no projeto, pude concretizar esse objetivo. Diversifiquei minhas linhas de produto. Organizei meu fluxo de caixa, tendo mais controle e assertividade, além de aumentar o meu quadro de funcionários em 42%. Com todas as mudanças implementadas, facilitou gerir os setores da empresa”, diz a empresária Manoela Frossard.
Deixe o seu comentário