Segundo a plataforma Zenklub, o narcisista é aquela pessoa que tem propensão ao narcisismo, que nutre amor excessivo a si mesmo, à sua imagem. O transtorno de personalidade narcisista é caracterizado por um padrão generalizado de sensação de superioridade (grandiosidade), necessidade de ser admirado e falta de empatia. O transtorno de personalidade narcisista, é um desvio que afeta a mente da pessoa por completo. Por trás disso tudo, reside uma pessoa extremamente sem amor-próprio genuíno.
Esse jogo de superioridade é a raiz de muitos dos comportamentos tóxicos do narcisista. Tudo isso somado a uma grande falta de empatia. A empatia é uma qualidade única de sentir como o outro e pelo o outro. Mais do que se colocar no lugar de alguém, é se permitir compreender com profundeza e sensibilidade o que essa pessoa está sentindo. Quem sofre de narcisismo age de maneira corrosiva com seus colegas, amigos e familiares.
Para o narcisista, o mundo existe para girar em volta dele. Ele tem dificuldade de reconhecer que outras vivências e existências são válidas e importantes. O narcisista tende a fazer com que as pessoas foquem apenas naquilo que há de mais superficial na vida.
Veja à seguir, 7 sinais de que um narcisista está tentando te manipular, de acordo com a página Fãs da Psicanálise no Instagram:
Eles se fazem de vítima
Os narcisistas adoram jogos mentais e fingir ser uma vítima é um dos seus favoritos. Eles recebem mais atenção dos outros quando os levam a acreditar que estão doentes, com problemas ou precisam de ajuda. Quando você sente pena deles, é mais provável que queira ajudá-los, e é exatamente isso que eles querem.
Eles usam da agressão e da intimidação
Uma coisa que todos os narcisistas usam é uma tática assustadora. Eles empregam tudo, desde ameaças sutis e ocultas à violência física evidente, a fim de intimidar os outros a ceder e se curvar à sua vontade. Mais frequentemente, a intimidação é de natureza psicológica e emocional.
Eles minimizam suas realizações
Eles irão desvalorizar suas realizações e o seu orgulho, para que você trabalhe muito duro para recuperar o afeto deles e passe a agradá-los.
Eles o levam a pensar que tudo é culpa sua
Eles o culpam por todo o mau comportamento deles, além de todos os problemas e repercussões que isso traz consigo. Não importa quais sejam os fatos ou a situação, a culpa é inevitável.
Eles falam apenas sobre si mesmos
Tudo o que essa pessoa fala está relacionado a ela. Quando você finalmente coloca uma palavra e muda de assunto, eles direcionam o foco de volta para eles, como se nem sequer tivessem ouvido uma palavra do que você disse.
Eles usam triangulação
É quando um narcisista, você e outra pessoa estão todos envolvidos em um tipo de jogo mental triangular. Basicamente, ao colocar você e uma terceira pessoa um contra o outro, o foco é retirado do narcisista, como é o caso de qualquer culpa, e eles ficam livres de escárnio.
Eles nunca mudam
Uma vez narcisista, sempre narcisista. Eles continuarão a agir superficialmente, manipulam e enganam até o dia em que morrerem. Não há remédio ou cura para eles, a terapia pode ajudar mas na maioria das vezes também é ineficaz.
Deixe o seu comentário