Um Projeto de Lei que prevê a criação de portaria em todas as unidades da rede estadual de ensino do Estado do Rio está em tramitação na Assembleia Legislativa. Trata-se do projeto nº 709/2023 de autoria do deputado estadual Vinicius Cozzolino (União). A medida visa reforçar as medidas de segurança no ambiente escolar depois dos últimos episódios de violência em unidades de ensino do país e do estado.
Atualmente, muitas escolas não contam com vigias e porteiros, o que dificulta o controle de quem entra e sai da escola. Para acabar com esse problema, a proposta garante a instalação de um equipamento eletrônico, de preferência, catracas e uma equipe para supervisionar esse trabalho.
“Temos enfrentado dias difíceis e desde o ataque na creche de Blumenau, em Santa Catarina, os casos aumentaram absurdamente. Nossas crianças e jovens merecem estudar em um ambiente seguro, livre da violência e do medo. As portarias têm um papel fundamental na prevenção de invasões, roubos e violência em escolas e o objetivo do PL é fazer esse controle para coibir a atuação de agentes externos”, explica Cozzolino.
Deixe o seu comentário