Jovens de comunidades do Rio se formam em programa de mentoria

Uma parceria do Cedaps com a Embelleze, ação faz parte do programa Jovens Construtores

Foi encerrada com sucesso a primeira parceria entre o Centro de Promoção e Saúde (Cedaps), Embelleze, FESA e o Instituto C.R.O.M.A. Vinte participantes, de 17 a 25 anos, da iniciativa Jovens Construtores, idealizado pelo Cedaps, se formaram em um programa de mentoria, oferecido pela empresa de cosméticos e com apoio financeiro da Prudential.

O programa Jovens Construtores é uma tecnologia social voltada à formação de jovens, originalmente concebida pela organização YouthBuild e implementada, no Brasil, pelo Cedaps, com assessoria do YouthBuild International. A missão é contribuir para o crescimento pessoal e profissional de moradores de favelas e periferias, associada à mobilização e ao desenvolvimento de famílias, organizações e comunidades.

Durante três meses, moradores de várias regiões do Rio de Janeiro construíram um plano de carreira com o apoio de profissionais da área que desejam seguir profissionalmente.

“Nessa parceria com a Embelleze, o objetivo foi conectar os jovens atendidos pelo nosso programa com os profissionais da empresa e dar insumos para que eles conseguissem desenvolver um planejamento profissional e conhecer suas próprias habilidades. Os mentores receberam capacitação da FESA e do Instituto C.R.O.M.A. Ficamos muito felizes com o resultado”, afirma Melissa Abla, coordenadora de projetos do Cedaps.

Entre as atividades realizadas pelos participantes, estava incluída visita à fábrica da Embelleze, em Nova Iguaçu, município do Rio.

“A mentoria superou totalmente as minhas expectativas. Cada encontro e as atividades passadas só me ajudaram na escolha profissional. Dessa oportunidade, vou levar a maneira de enxergar a vida. Independentemente da situação atual ou do problema que possa aparecer no meu caminho, preciso seguir em frente. Costumo sempre falar essa frase: ‘O sucesso é para os atrevidos’. O que se atreve a prosseguir, mesmo com pouca chance de sucesso, é o futuro campeão. Só chega ao pódio quem entra na competição”, diz o jovem Thiago Magalhães, morador da Mangueira.

Para a jovem construtora de Del Castilho Thalyta Cunha, o programa de mentoria foi um divisor de águas. “Como a minha mentora também era da área de saúde, assim como eu, ela me passou pontos-chave que precisava para incorporar ao meu trabalho. Na visita à fábrica, o que mais me marcou foi perceber que, se eu me dedicar, conseguirei chegar a um cargo de destaque, assim como as pessoas que conhecemos”, afirma.

Sobre o Cedaps

O Centro de Promoção e Saúde (Cedaps) promove a plena participação de comunidades populares nos processos de desenvolvimento e o aprimoramento de políticas públicas que atuam nesses territórios, contribuindo para a promoção da saúde, a garantia de direitos e a equidade.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*