Proptech lista empreendimentos com imóveis de alto e altíssimo padrão nas zonas Sul e Oeste; prontos para morar, apartamentos podem ser habitados ainda este ano
Proptech especializada em imóveis novos, o Apto, realizou uma pesquisa entre consumidores cariocas comparando o primeiro semestre de 2021 com o mesmo período em 2022. Os resultados revelam aumento de 8 pontos percentuais na busca por imóveis de alto padrão: este ano, eles representam 26% das preferências, contra 18% no ano passado. Nesta categoria, quatro empreendimentos estão prontos para morar nas zonas Sul e Oeste, com vendas disponíveis entre novembro e dezembro, possibilitando um Réveillon de casa nova à beira-mar.
Nos últimos dois meses do ano, o Apto analisa movimentação no mercado imobiliário gerada a partir de remunerações extraordinárias ligadas ao período. “As pessoas aproveitam o 13º salário e os bônus corporativos para antecipar parcelas de financiamento, dar entrada em imóveis novos ou investir na personalização de apartamentos em fase de construção”, explica o CEO do Apto, Alex Frachetta.
Os imóveis de médio padrão mantiveram a alta procura (eram preferência para 56% dos usuários ano passado; agora, 59%). Já os imóveis de padrão econômico e altíssimo caíram, de 23% para 14% e de 3% para 1%, respectivamente.
Marketplace desenvolvido para conectar consumidores e construtoras – além de facilitar a seleção das ofertas em fase de lançamento, construção ou prontos para morar -, o Apto concentra atualmente anúncios de 27 empreendimentos na cidade do Rio de Janeiro.
Dados da plataforma indicam também que a faixa de 35 a 44 anos volta a crescer em participação, responsável por 21% das buscas em 2022, contra 18% em 2021. O grupo de 25 a 34 anos continua sendo o mais significativo apesar da pequena queda: somam 27% do público este ano, contra 30% no ano passado.
“O fim de ano também gera certo movimento no setor imobiliário, porque as pessoas aproveitam o 13º salário e os bônus corporativos para antecipar parcelas de financiamento, dar entrada em imóveis novos ou investir na personalização de apartamentos em fase de construção”, explica o CEO do Apto, Alex Frachetta.
O Apto também teve acesso a pesquisas nacionais do setor que indicam a flexibilidade de distância aceita pelos consumidores ao buscar imóveis. “Quem já mora em praias tradicionais como Copacabana, Ipanema e Botafogo, na Zona Sul, ou mesmo bairros da Zona Oeste, como a Barra e o Recreio dos Bandeirantes, quer imóveis no máximo a 5 quilômetros do ponto original. Por isso, as construtoras têm concentrado lançamentos de Alto Padrão nestas regiões”, conclui Frachetta.
Imóveis de alto padrão prontos para morar
Para quem busca imóveis incríveis já finalizados e prontos para morar, o Apto listou quatro condomínios em Botafogo e na Barra da Tijuca, a partir de R$700 mil. Com localização privilegiada, os empreendimentos apostam em conforto nas áreas privadas e estrutura completa, integrada à natureza, nas áreas externas.
Recomendadas a compradores e investidores que desejam iniciar 2023 com novidades, as sugestões do Apto vão desde unidades de 2 suítes, com 77 m², até coberturas com área total acima de mil metros quadrados.
Confira:
Botafogo
A praia em formato de meia-lua e a vista privilegiada para o Pão de Açúcar fazem de Botafogo uma das praias mais deslumbrantes para se viver no Rio de Janeiro. Até o fim dos anos 1990, Botafogo era considerado um bairro de passagem entre o Centro da cidade e as praias mais conhecidas da zona Sul carioca. Mas, atualmente, o local foi abraçado pelas famílias jovens e ganhou ainda mais opções de comércios, vida noturna e atividades culturais.
Com plantas de 108 a 116 m², o Volp 40, da Tegra, foi planejado para ser um refúgio urbano carioca. Pronto para morar, o condomínio de alto padrão possui uma única torre, com 66 residências, sendo 3 suítes por unidade.
A garagem contempla até 2 carros por apartamento, com tomada para carregamento de elétricos. O lazer no rooftop é um dos grandes destaques, com piscina, sauna panorâmica e salão de festas contornados por vistas incríveis.
Barra da Tijuca
Rainha da Zona Oeste, a Barra da Tijuca vem atraindo investimentos do mercado imobiliário para condomínios de alto e altíssimo padrão. Já mais próxima da Pedra da Gávea e do Parque Olímpico, sede de eventos como o internacional Rock In Rio, a Barra da Tijuca concentra público de Classe A e jovens que encontram qualidade de vida semelhante à da Zona Sul, por valores mais acessíveis.
Na Barra, os lançamentos imobiliários possuem personalidade e investem em diferenciais para atrair um público qualificado. O Millenio, da Carvalho Hosken, é um condomínio de 3 torres, com unidades de 2 suítes, entre 77 e 83 m². A área externa contempla bar, café, hidromassagem, área fitness, salão de festas, complexo de piscinas com bar e deck lounge. Além de brinquedoteca e espaço coworking.
Já com o perfil de resort, os residenciais Saint Michel e Riserva Golf Vista Mare oferecem lazer de clube com a exclusividade de condomínios fechados.
No Saint Michel, também da Carvalho Hosken, unidades de 131 a 325 m² possuem 3 a 5 quartos e até 3 vagas de garagem. O complexo aquático contempla piscina com raia semiolímpica, piscina infantil, piscina adulto com bar, hidromassagem e piscina indoor com spa. Saunas seca e a vapor, além de tenda de espaço massagem com ofurô, espaço de beleza e área fitness completam os diferenciais.
Já no Riserva Golf Vista Mare, da RJZ Cyrela, as unidades vão de 266 a 1308 m², com 4 a 6 suítes e 3 a 8 vagas de garagem. O terreno de mais de 31 mil m² conta com piscinas, salão de festas e salão gourmet, ambientes para a prática de diversos esportes, como spinning, squash, luta e dança, além do campo de golf olímpico que dá nome ao residencial.
Sobre o Apto
Fundado em 2015 pelo executivo Alex Frachetta, o Apto é uma plataforma de lançamentos imobiliários com imóveis novos das construtoras e imobiliárias de todo o Brasil. O objetivo da startup é colaborar com a transformação digital no setor, inovando na apresentação de imóveis na planta, em construção e prontos para morar. Com presença em todas as capitais e principais cidades do país, o Apto tem mais de 200 clientes e motivou R$785 milhões em vendas em 2021.
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