Por: Tattiana Catelli – @nutri.tatti
Essa é uma combinação tipicamente brasileira, no entanto o que eu sempre vejo na minha prática clínica é o pensamento de que se cortar o arroz e o feijão emagrece mais e mais rápido.
Mas eu venho trazer boas notícias, a tradicional combinação brasileira pode fazer parte da sua dieta de emagrecimento e não deve ser vista como vilã.
Por que devemos consumir arroz e feijão diariamente? Segundo o guia alimentar do Ministério da Saúde é recomendada a ingestão diária de arroz e feijão, pois a mistura fornece os nutrientes e energias necessárias para o bom funcionamento do nosso organismo, além de prevenir doenças, como problemas cardiovasculares, câncer de colón e o mau funcionamento intestinal.
Além disso, ajudam a controlar o apetite pois promove sensação de saciedade, auxiliando no seu processo de emagrecimento.
A dupla arroz e feijão é rica em fibras que diminuem a absorção de açúcares e gorduras. Os benefícios não param por aí, o arroz é limitante no aminoácido lisina, que estão presentes no feijão. Já o feijão é limitante no aminoácido metionina, que é abundante no arroz. Sendo essa combinação tipicamente brasileira uma excelente fonte de proteína de alta qualidade nutricional (fornece todos os aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo corpo).
Há quem diga que eles engordam e deveriam ser abolidos da dieta, mas na verdade, o que causa ganho de peso é uma alimentação não balanceada ao longo dos dias, e não o fato de consumir um determinado alimento. Portanto, nada de sair por aí cortando o arroz e feijão da sua dieta se o seu objetivo é emagrecer!
Muitas pessoas deixam de comer as leguminosas por conta dos gases e da distensão abdominal que elas causam. Uma dica que eu sempre passo para os meus pacientes é deixar as leguminosas de molho por 24 horas em temperatura ambiente e ir trocando a água. Em seguida, a água deve ser desprezada e uma nova água deve ser utilizada para o cozimento. Esse processo vai aumentar a biodisponibilidade dos nutrientes como cálcio, ferro, zinco e magnésio, além de melhorar a digestibilidade dos grãos, evitando assim a sensação de desconforto abdominal. Uma outra dica é tomar chá de erva doce após o almoço e jantar, a erva doce tem como uma de suas principais substâncias o ácido málico e o anetol, que vão promover melhora da digestão e redução dos gases intestinais.
Casamento melhor que esse não existe! Essa combinação mais que perfeita é brasileira, é sabor, é comfort food, é barata, é saudável. Tem fibras, vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos, entre outros. Eita dupla maravilhosa, não é mesmo? E você, curte essa duplinha?
Então, vamos tentar ter uma alimentação saudável e fugir do terrorismo nutricional?
Eu posso te ajudar!
Agende hoje mesmo a sua consulta!
Nutricionista Tattiana Catelli
Telefone: 21 97704-4748 (whatsapp)
E-mail: nutritatticatelli@gmail.com
Atendimentos: De segunda à quinta, das 9h as 18h, na modalidade Online ou Presencial na Barra da Tijuca, Shopping Downtown – RJ.
Nutricionista especializada em Nutrição Funcional no Emagrecimento, com abordagem comportamental.
Deixe o seu comentário