Canais remotos terão atendimentos com o objetivo de desafogar requerimentos ainda em análise
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social que precisarem dos serviços da Previdência não precisarão mais ir a um posto do instituto. A partir de julho, todos os procedimentos e demandas, são 90 serviços, serão feitos através do site do Meu INSS, que agora conta com novo endereço: gov.br/meuinss . Com a medida, de acordo com a autarquia, a expectativa é reduzir o número de pessoas nas agências e desvencilhar os funcionários responsáveis pelo atendimento para analisar os benefícios. No Rio de Janeiro, para favorecer uma aposentadoria por idade, por exemplo, a espera chega à quase 6 meses. Já aqueles com benefícios por tempo de contribuição, o prazo está um pouco menor, mas ainda muito longo: Quase cinco meses de espera.
O gerente-executivo da Regional Centro Caio Figueiredo informou que, “hoje nossos principais serviços que foram ampliados são recursos, revisões e cópia de documentos, que podem ser feitos pela plataforma digital. E até o final de julho todos os 90 serviços disponíveis no INSS também poderão ser acessados pelo novo site do Meu INSS”.
Os serviços que já se encontram disponíveis no INSS na internet podem ser consultados no site https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/servicos-em-lista/ . O cidadão que não tiver acesso online pode ligar para a Central de Atendimento 135 e solicitar o requerimento via telefone.
Para o gerente-executivo, o instituto deixará de fazer aproximadamente 600 mil agendamentos por mês, cerca de 40% deste tipo de serviço. “Somente no município, são 100 mil processos para serem analisados por 50 servidores”. Figueiredo ainda completa que “falta pessoal, então temos que buscar alternativas para atender à demanda de requerimentos”.
A advogada Cristiane Saredo, do escritório Vieira e Vieira Assessoria Jurídica e Previdenciária, rebate: “Com a desculpa de que não há funcionários, o INSS sequer está analisando os requerimentos. Estamos com requerimentos há um ano aguardando conclusão”.
A solução dada para quem está nesta longa espera é recorrer a Justiça. “Orientamos os clientes a ajuizar ação, pois estão desrespeitando o prazo para resposta, que é de, no máximo, 45 dias”, explica Cristiane.
Mas como proceder? “É preciso juntar protocolo de agendamento do pedido, requerimento da concessão, carteiras de trabalho, CNIS atualizado, identidade, CPF, comprovante de residência, carnês se tiver, PPP’s e caso tenha as idas para cobrar resposta na agência e as respostas que obteve também é válido acrescentar”. Vale lembrar que a tela do Meu INSS com a situação do requerimento também serve como prova”, garante a advogada.
Para finalizar, o gestor adverte que o segurado será convocado a comparecer ao posto para cumprir exigências, como a entrega de documentos. “Por isso é importante manter os dados atualizados no cadastro do INSS, é com essa informação que entraremos em contato”, explica Figueiredo.
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