Detran.RJ abre novo posto de identificação para recém-nascidos no Hospital Municipal Rocha Faria

Foto: Victor Hugo Campos

Posto iniciou funcionamento esta semana, celebrando o Dia da Identificação

O Detran.RJ abriu um novo posto de identificação civil para recém-nascidos, desta vez na Maternidade do Hospital Municipal Rocha Faria, em Campo Grande, na Zona Oeste. A novidade celebra também o Dia da Identificação – 29 de julho – que marca a data de emissão da primeira identidade no Brasil, em 1907.

O primeiro bebê registrado no Rocha Faria, que vai receber a carteira de identidade nos próximos dias, foi Crystiam Andrade. Crystiam nasceu prematuro, com 2,2kg e 45cm, no último dia 18, e estava internado no hospital. Recebeu alta esta semana. Crystiam é filho de Fabiana Santana, cozinheira, moradora de Cosmos, que estava muito feliz com a alta do filho.

– Muito bom poder ir para casa com meu filho, ainda mais com a carteira de identidade solicitada e com a certidão de nascimento. É registro desde os primeiros passos. Se não, depois, teria que ficar rodando com bebê no colo para tirar a identidade e daria muito trabalho – disse Fabiana. Ela acompanhou a coleta das digitais do bebê no posto de Detran.RJ, instalado na maternidade.

– O novo posto é uma parceria do Detran.RJ com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e com a Prefeitura do Rio, com o objetivo de ajudar a erradicar o subregistro civil de nascimentos no estado – disse o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.  

Em média, são realizados cerca de 450 partos por mês no Rocha Faria. A maternidade é referência para a gravidez de alto risco na região e é a segunda maior em quantidade de nascimentos na cidade, contando com 62 leitos na maternidade e 30 na neonatal. 

Os pais que, por algum motivo, não tiverem a identidade também serão atendidos. O Hospital Rocha Faria foi inaugurado, em 1940, pelo então presidente Getúlio Vargas. O nome foi escolhido em homenagem ao médico Benjamin Antônio da Rocha Faria Júnior (1853-1936), membro da Academia Nacional de Medicina. Em 1967, foi concluída a construção do prédio da maternidade. A maior parte dos pacientes é da Zona Oeste, região que engloba 15 bairros.

– Quando o bebê já recebe a identidade aqui na maternidade, é a garantia de mais segurança. Tanto para a criança quanto para a família. O recém-nascido já estará com possibilidade de um reconhecimento, por exemplo, desde o início da vida – ressaltou o diretor-médico do Hospital Rocha Faria, Ignácio Garcia.

Fotos: Victor Hugo Campos

Detran.RJ em outras maternidades

A Maternidade Municipal Maria Amélia, no Centro do Rio, foi o primeiro local escolhido para a retomada do serviço de identificação civil para recém-nascidos, numa parceria com o município do Rio.

Outro posto do Detran.RJ para recém-nascidos funciona na Mariana Bulhões, única maternidade pública de Nova Iguaçu, considerada referência em atendimentos de média e alta complexidade na Baixada Fluminense, uma região composta por 13 municípios.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*