Interessadas em atuar como embaixadoras do Mães do Brasil têm até esta quinta (28) para se inscrever

Foto: Divulgação

Entre os requisitos necessários para participar, consta experiência em atividades destinadas à proteção integral da mulher no exercício da maternidade

As inscrições para o processo seletivo de embaixadoras do Programa Mães do Brasil terminam nesta quinta-feira (28). Para participar, as interessadas precisam ter experiência em atividades de proteção integral da mulher no exercício da maternidade, desde o momento da concepção até o cuidado com os filhos. 

As inscrições deverão ser realizadas por e-mail de solicitação ao maesdobrasil@mdh.gov.br, com o assunto “1ª Edição da Certificação Embaixador(a) Mães do Brasil”. As voluntárias selecionadas irão colaborar com a promoção e fortalecimento do programa, por meio da realização de projetos e desenvolvimento de ações. O edital é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

Confira o edital nº 1 

Acesse a prorrogação do edital 

Os critérios do processo seletivo incluem:

  • o trabalho em defesa do nascituro de forma irrestrito;
  • o apoio relacional à gestante e à mãe por meio do acompanhamento de redes voluntárias;
  • ações em atenção aos desafios específicos da mãe adotiva, da mãe ou do filho com deficiência, com doenças raras ou crônicas, da mãe de criança prematura e das mães em situação de vulnerabilidade, risco e realidades socioculturais distintas; e
  • atuação em espaços que proporcionem o fortalecimento do vínculo materno-filial, a amamentação, a coleta e o armazenamento do leite materno para fins de consumo ou doação.

O serviço voluntário das selecionadas será prestado pelo período mínimo de um ano e máximo de dois, podendo ser ajustada periodicidade diversa se as características do serviço justificarem.

Mães do Brasil

Instituído pelo Decreto nº 10.987/22, o Programa Mães do Brasil é uma estratégia destinada à proteção integral da dignidade das mulheres. Entre os objetivos, consta estimular a integração de políticas públicas e fomentar ações para a promoção dos direitos relativos à gestação e à maternidade, de modo a garantir os direitos da criança nascida e por nascer, o nascimento seguro e o desenvolvimento saudável.

Também integram as finalidades, o reconhecimento do valor da maternidade para o bem comum, a fim de amparar as mulheres no exercício integral da maternidade, desde a concepção até o cuidado com os filhos; e o fomento à inserção e reinserção das mulheres mães no mercado de trabalho, a conciliação trabalho-família e a equidade e corresponsabilidade no lar.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*