Projeto Ecossistemas Locais de Inovação busca trazer inovação aos pequenos negócios
Na sexta-feira (27), o Sebrae Rio apresentou o projeto Ecossistemas Locais de Inovação para empreendedores, representantes de instituições privadas e órgãos públicos da região central da cidade do Rio de Janeiro, com uma proposta de trabalho, que vai beneficiar e promover a inovação aos pequenos negócios do Centro do Rio. Aplicado em várias cidades pelo Brasil, o programa é baseado em seis pilares: Políticas Públicas; Capital; Governança; Programas e Ações; Ambientes de Inovação e ICTI.
“Boa parte dos pequenos negócios instalados no Centro do Rio tem modelos que dependem essencialmente da circulação de pessoas ou de sua permanência nos equipamentos corporativos. Mesmo os que possuem operações remotas ou logística de entregas, como pequenos comércios e estabelecimentos de alimentação, dependem quase que na totalidade do perfil de cliente que circula no Centro. Isso influenciou diretamente no cenário de desocupação de lojas do Centro e de fechamento de pequenos negócios. Por isso estamos iniciando o projeto pela região central. Nosso objetivo é gerar mais conhecimento e oportunidades para os empreendedores”, destaca o diretor de Produtos e Atendimento, Julio Freitas.
Segundo levantamento do Sebrae, o Rio de Janeiro é uma das 10 cidades mais empreendedoras do país. Hoje, a região central conta com mais de 39 mil pequenos negócios. Após mapeamento da instituição, o Centro do Rio possui quatro setores estratégicos que estão conectados e que podem ser o diferencial para a retomada da região: Gastronomia, Turismo, Economia Criativa e Tecnologia da Informação.
“A inovação no Centro, pode trazer benefícios para iniciativas ligadas à base tecnológica, economia criativa, turismo, comércio, serviços entre outros. Vai ser um trabalho a longo prazo que vai estimular um olhar de governança, juntando atores que ofertam serviços para inovação, instituições de ensino, poder público, terceiro setor e mercado”, reforça o diretor Julio.
Após a apresentação do projeto, práticas em âmbito nacional foram apresentadas, além de cases de sucesso de empresas que conseguiram superar as adversidades e se reinventaram na crise. Para encerrar o evento, uma atividade de integração foi realizada com os participantes.
A proposta do “Ecossistemas Locais de Inovação” será dinamizar oportunidades de inovação para pequenos negócios e empresas inovadoras do Centro.
Centro do Rio
O Centro da Cidade do Rio Janeiro é, por características históricas, um grande centro de negócios, comércio e serviços. Tem uma taxa populacional baixa, se comparada com outras regiões da cidade. É predominantemente ocupado por centros comerciais, culturais, espaços executivos, sedes de grandes instituições e empresas de grande porte, além de muitos equipamentos públicos. É uma região de grande relevância econômica para Estado do Rio.
Deixe o seu comentário