Depois de nove anos trabalhando na área de estética exclusivamente para mulheres e ouvindo muitas e muitas queixas sobre o rosto, rugas e aparência envelhecida, queixas muitas vezes de mulheres ainda muito jovens, Ana Figueiredo decidiu começar a criar conteúdos informativos sobre autoestima em seu Instagram e ajudar as mulheres a envelhecerem de forma natural, porém felizes com a imagem refletida no espelho.
Depois de ter se formado em aromaterapia, Ana começou a repensar sobre o uso de cosméticos convencionais no rosto, e consequentemente o uso de substâncias sintéticas como botox e ácido hialurônico usado em preenchimentos faciais. “Comecei então a buscar formas naturais de manter o aspecto do rosto jovem por mais tempo. Aprendi a massagem facial inicialmente pra mim, comecei a aplicar e começou a dar muito certo. As pessoas me viam e perguntavam o que estava fazendo no rosto. Foi então que decidi me aprofundar em estudos e levar esse conhecimento adiante.”
Hoje, Ana ensina mulheres a praticarem o autocuidado, com técnicas de tonificação dos músculos da face, aliadas à drenagem, massagem para relaxar a musculatura e aplicação de bandagem neuromuscular. Tudo focado em manter o rosto jovem por mais tempo, ou ainda rejuvenescer um rosto em alguns anos, sem a necessidade de nenhum tratamento estético invasivo. É uma prática simples, que exige cerca de 10 minutos de dedicação diária, feita em casa e com um custo muito baixo.
Na verdade, só é preciso investir uma única vez em curso online e depois existem algumas ferramentas sugeridas para comprar, e que custam muito pouco. “Trouxe algumas referências de profissionais estrangeiras, especialmente as russas e ucranianas que são super dedicadas a esse método, e montei então o meu método que alia cuidados posturais importantíssimos para o processo de envelhecimento facial, e bastante ignorado ainda aqui no Brasil. Cuidados faciais com massagens, exercícios, bandagens, ferramentas de skincare, cuidados tópicos com óleos, argilas e manteigas. Também abordo junto com outros profissionais, temas como por exemplo, a relação da alimentação com o cuidado com a pele e como trabalhar a nossa autostima. Uma metodologia voltada para quem quer se cuidar de forma integrada e 100% natural.” – explica Ana Figueiredo.
Qualquer pessoa pode fazer Massagem Facial?
Qualquer pessoa pode praticar o método. As contra indicações são muito pequenas, como por exemplo não fazer no período em que estiver com alguma infecção pelo corpo. Como o sistema linfático é ativado durante as práticas, existe o risco de espalhar aquela infecção. Não se deve fazer caso tenha lesões graves na pele, como acne altamente inflamada, cortes em processo de cicatrização ou rosácea ativa. Pessoas que acabaram de fazer aplicação de botox ou preenchimento também é bom aguardar um período de uns trinta dias para iniciar as práticas na região mexida.
A Massagem Facial pode ser feita em qualquer idade, e funciona muito bem como método preventivo. A pele começa oficialmente a envelhecer devido a queda da produção de colágeno e elastina aos 25 anos. Então esse é um bom momento para iniciar as práticas com foco nos resultados futuros.
Benefícios da Massagem
A massagem relaxa a musculatura enrijecida ajudando a eliminar os espasmos que contribuem para formar as linhas de expressão, ativa a circulação sanguínea e o sistema linfático, trazendo mais oxigenação para a pele e consequentemente eliminando mais toxinas, levantando os nutrientes colocados sobre a pele, como um hidratante ou óleo vegetal por exemplo, mais profundamente, devido o aumento da circulação, fazendo com que o efeito seja potencializado.
Os movimentos da massagem também mexem com nossas fáscias, que são membranas que envolvem nosso músculo e dão sustentação à ele. Ao serem manipuladas, elas estimulam a produção natural de colágeno e elastina, proporcionando então uma melhora na flacidez cutânea. Já os exercícios servem para trazer tônus ao músculo, fazendo com que retarde também o processo da flacidez muscular. Eles também trazem uma consciência para o músculo, como se ele fosse treinado para trabalhar corretamente e então causar menos marcas e rugas no rosto ao se expressar.
“No meu método, aliamos ainda a bandagem neuromuscular, que é uma espécie de fita autocolante muito usada entre atletas para previnir ou recuperar lesões musculares. Ela também ajuda a ativar a circulação sanguínea, promover drenagem, trazer consciência muscular e relaxar, melhorando muito o aspecto das linhas logo após sua aplicação.” – conta Ana.
Intercorrências podem acontecer?
O que pode acontecer se a pessoa fizer sem nenhum critério, sem o acompanhamento de um profissional, é ter um efeito contrário. Alguns movimentos se feitos de forma errada podem aumentar mais as rugas, e por isso, é preciso saber o que está fazendo. Quem tem limitações na cervical e articulação da mandíbula, também precisa se atentar para fazer os movimentos corretos. Mas não há risco de nenhuma intercorrência grave.
A massagem facial não pode ser considerada um tratamento. Ela é um hábito, um estilo de vida. Da mesma forma que tomamos banho e escovamos os dentes todos os dias, precisamos fazer a prática da massagem também. Ela não perde o efeito. O que acontece é que ao longo do dia nos expressamos, tensionamos os músculos, e isso vai fazendo com que ele marque, vinque, enrijeça. Por isso, devemos praticar todos os dias. Depois de um longo dia de trabalho e estresse, soltamos toda a musculatura tensionada, exercitamos os músculos para ganharem tônus e permanecerem firmes por mais tempo, e como em um passe de mágica, ao final da prática, já é possível ver o rosto totalmente renovado.
Ana | Massagem Facial
Instagram: @euannafigueiredo
Os atendimentos de Ana são através de cursos onde são ensinadas todas as metodologias para que a própria pessoa tenha autonomia para praticar sozinha em casa. Esse curso é online e são abertas inscrições para novas turmas a cada dois meses.
Todos os dias Ana Figueiredo posta dicas e fala sobre envelhecimento natural em seu perfil do Instagram.
Deixe o seu comentário