Mesmo com incertezas que envolveram o mercado global da arte nos últimos dois anos, especialistas prevêem um crescimento significativo para o mercado nos próximos meses. Acreditando neste crescimento, a artista plástica Andréa Castro de Noronha, com a vontade de retomar a vida de empresária pós pandemia, decidiu criar a Andréa Noronha Art Business. A empresa surgiu para organizar a vida artística da empresária em um formato comercial.
Para Andréa, “entendo que o artista deve se organizar e planejar sua produção artística com intuito de conseguir divulgar seu trabalho e ter sustentabilidade financeira para continuar sua carreira de uma forma contínua”, explica.
Mesmo com experiência de uma vida inteira, a empresária teve que romper diversos compromissos assumidos antes de criar sua nova empresa e se dedicar ao que realmente a faz se sentir realizada profissionalmente. Uma verdadeira transição de carreira. “Desta forma, decidi investir no meu dom artístico, visto que não tive tempo de realizar esta vontade durante a vida inteira”.
Apesar de ainda não ter um público definido, de acordo com as redes sociais, Andréa Noronha acredita que 70% são mulheres e 30% são homens. São pessoas que admiram a arte, gostam de colecionar, e fazem deste nicho um investimento. Com o mercado de arte aquecido depois da pandemia, muitas pessoas puderam ter acesso às exposições através das galerias virtuais e muitos artistas que enxergaram a possibilidade de mostrar o seu trabalho a baixo custo.
Quando falamos em arte, pensamos logo em decoração. Inserir um quadro na decoração é como vestir uma parede e preencher uma casa com algo que é belo. E com as redes sociais, a interação do artista com o cliente está cada vez mais acessível, o que permite a criação de obras mais personalizadas e acessíveis.
Durante entrevista para o Jornal do Estado do Rio, a artista plástica revela que trabalha com planejamento, mas que já participou de duas exposições este ano em São Paulo, uma em uma conceituada galeria na Rua Oscar Freire em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna e pretende participar de pelo menos mais seis exposições.
Para o mês de abril, Andréa está em fase de organização, com um grupo de estudos em artes, cujo objetivo é “gerar valor através do conhecimento e ampliar horizontes para os envolvidos”. Um trabalho totalmente voluntário para exercitar os conhecimentos de consultoria e mentoria da empresária. No mês de junho, Andréa Noronha já está selecionada para mostrar a sua arte em uma exposição virtual numa galeria do Rio de Janeiro.
Perguntada sobre qual seu tipo de arte, Andréa Noronha confessa que ainda não possui um estilo definido. “Produzo telas pintadas a óleo e acrílica. Minha arte é contemporânea. Minha preferência é reproduzir o sacro, a flora e a fauna da minha região, e para tanto, utilizo referências de fotos e trabalhos de grandes mestres da pintura. Pesquiso também sobre centros de energia e já pintei uma série de anatomia dos chakras”.
Sobre os planos e expectativas para o futuro da Andréa Noronha Art Business, a ideia é fazer a arte chegar cada vez mais perto das pessoas, deixá-la mais acessível tanto no aspecto financeiro quando no aspecto da compreensão. A empresária que levar sua arte aonde ela puder chegar.
Andréa preza pela qualidade em tudo que produz. Sua última encomenda levou três meses para ficar pronta. Ela faz questão de uma obra bem acabada, revisada e finalizada. A qualidade do material também é algo imprescindível, pois uma obra pode durar até 50 anos, dependendo da exposição à luz.
Caso você esteja em Belém e queira encontrar a Andréa Noronha Art Business, visite o studio e a mini galeria no Coworking Do It no endereço Rua Avertano Rocha, número 196, sala 206. Mas, se você está fora de Belém, visite a página do Facebook @andreanoronha.arte e o Instagram @andrea_noronha_arte e se encante com as belezas que só a arte pode proporcionar.
Artes plásticas é estimular o pensamento humano, fazer pensar sobre o mundo em que se está inserido e sobre a própria forma de vida. Arte é conhecimento, é um grito que provém da alma. “Artes plásticas é liberdade para criar e tempo para produzir”, conclui.
Andréa Noronha Art Business
facebook.com/andreanoronha.arte
Telefone: 91 98118-8830 (whatsapp)
andreacastro.noronha@gmail.com
Deixe o seu comentário