Quando falamos em artesanato como fonte de renda, ter conhecimento sobre as principais tendências é fator primordial. A arte de criar itens de uso para decoração ou até mesmo para uso pessoal a partir de matérias-primas, vive boa fase, segundo dados relacionados ao mercado.
Com a chegada da pandemia, Ana Paula Carneiro da Fonte, proprietária da Tuca Home, decidiu que era hora de fazer aquela arrumação em casa. Encontrou muitas pedrarias, pérolas do tempo em que usava o material para bordar camisetas e potes com paetês. Apaixonada por artesanato, Ana Paula começou a pesquisar na internet e encontrou porta guardanapos feitos em pedrarias. No início, a ideia era somente praticar novas ideias. Vender ainda não estava nos planos da artesã.
“No começo nem pensava em vender. Se não desse certo, eu daria para amigas e familiares, mas aquele universo foi crescendo, todo mundo amando, vi que poderia se tornar algo comercial, e em julho de 2020 comecei a fazer oficialmente os porta guardanapos da @tuca.home”, explica.
O negócio foi dando tão certo que a empresária não se contentava mais em produzir porta guardanapos apenas. Nasceram os misturadores para drinks, misturadores de suco, pegadores de aperitivos, marcadores de taças, descanso de talheres. Tudo com muita cor, pedraria e que combinam entre si.
Como a Tuca Home começou na pandemia, Ana Paula informa que “comecei a usar tudo que eu tenho. Aquela louça especial, copos, talheres, toalhas, tudo que era só para ocasiões especiais, foi para o dia a dia. É uma das coisas que a pandemia trouxe para mim, nada de deixar coisas guardadas para serem usadas com os outros, nada de esperar uma data para usar uma coisa especial. Eu mereço estar com uma mesa bonita em todas as horas, minha família merece, e se for receber alguém, capricho mais ainda acrescentado velas e flores”.
Para os apaixonados por mesa posta, a empresária fornece algumas dicas básicas, mas que podem fazer toda a diferença. Ela informa que o mais importante é ter o básico, como louças brancas, copos, taças transparentes e acessórios coloridos. A arte de montar uma mesa permite brincar com formatos e tamanhos. Tudo isso dá movimento à mesa.
O descanso de talheres, que para muitos é dispensável, a artesã garante que é uma peça extremamente necessária. Deve estar sempre à direita do prato. Ele serve para quando a pessoa for se servir ou repetir a refeição, evitando assim de manchar a toalha ou um jogo americano. Misturadores de drinks, além de deixar a bebida mais charmosa, se as peças tiverem cores diferentes, pode servir como indicação do drink de cada pessoa. Nada de palitinhos de madeira.
Os pegadores de aperitivos devem estar ao seu lado e em cima de um guardanapo. A Tuca Home está lançando também alguns itens para decoração do lar. São enfeites para mesas, bancadas e para pias de lavabos que deixam tudo ainda mais bonito. Ana Paula também explica que é possível utilizar pequenos objetos de decoração que a maioria das pessoas tem em casa como velas e potinhos de vidro. “Muito do que usamos para decorar a casa serve para compor uma mesa posta também”.
Durante entrevista para o Jornal do Estado do Rio, a artesã nos conta que a mesa posta veio muito forte e veio para ficar. “Fazer arte para mim é a minha terapia”. As novidades da marca surgem constantemente, pois as peças são produzidas em poucas quantidades para que todas sejam únicas e exclusivas. Somente os clássicos têm produção em maior escala.
“Eu amo o que eu faço, vibro com cada criação, vibro com cada venda, e em saber que a minha criação vai deixar o momento de alguém mais bonito, mais especial. Meus planos são parcerias, estou super aberta a isso. Eu sou um sucesso no meu meio, tenho certeza que quanto mais gente conhecer a Tuca Home, mais gente vai se apaixonar”, conclui.
Tuca Home
Telefone: 11 98383-8838 (whatsapp)
Deixe o seu comentário