Verão: confira os benefícios nutricionais que as frutas podem trazer nesta época

Foto: Pixabay

Janilson Avelino da Silva, professor do curso de Nutrição do Unipê, explica como algumas frutas podem proporcionar saúde nos dias mais quentes do ano

Que as frutas são importantes para repor os nutrientes ao corpo todos já sabem. Entretanto, o que não se imagina é que no verão elas podem ser ainda mais necessárias para as pessoas suscetíveis a uma maior sudorese e perda de água corporal. Esses fatores apontam a necessidade de aumentar a hidratação. Com isso, as frutas são ótimas aliadas à contribuição do processo de hidratação, pois são ricas em água, nutrientes e eletrólitos.

De acordo com o Dr. Janilson Avelino da Silva, professor do curso de Nutrição do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), as frutas trazem diversos benefícios não só durante o verão, sendo necessário o seu consumo durante todo o ano. Elas contribuem para o bom funcionamento do sistema imunológico, pois são ricas em nutrientes imunomoduladores, como a vitamina C, Zinco, Selênio. Além disso, esses alimentos contêm substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes que contribuem com a melhoria da competência imunológica, devido ao aumento de células do sistema imune e anticorpos que trazem a proteção requerida”, destaca.

O nutricionista aponta algumas frutas típicas do verão que trazem vantagens para saúde humana, como abacaxi, melão, pera, pêssego, carambola, mamão, framboesa, uva e melancia.

“O consumo dessas frutas previne doenças crônicas não-transmissíveis, pois controlam o açúcar do sangue, colesterol, peso corporal, estado inflamatório do corpo e regula o intestino. Elas proporcionam todos esses benefícios por conterem fitoquímicos, vitaminas, minerais e fibras, bem como água, que ajuda no processo de hidratação do corpo”, ressalta o professor.

Janilson recomenda ainda algumas formas de consumo dessas frutas, que podem ser usadas no dia a dia e que também ajudam no resfriamento do corpo. Confira!

  • Ingerir as frutas in natura, geladas;
  • Bater com um pouco de água depois que estiverem congeladas, colocar em saquinhos para dindim/geladinho ou em recipientes próprios para picolés e voltar o líquido para congelador. Ingerir quando a temperatura do ambiente estiver quente, podendo levar até para a praia em um isopor. A dica é não usar açúcar ou outros adoçantes, prefira o sabor natural das frutas;
  • Usar as cítricas (laranja, limão, etc.) em água bem gelada/com gás e gelo, fazendo água saborizada.

Sobre o Unipê – Fundado em 1971, o Centro Universitário de João Pessoa – Unipê possui conceito 5 pelo MEC, conforme avaliação in loco de recredenciamento presencial e credenciamento EAD, sendo a única instituição privada do estado a conquistar este feito, solidificando-se entre as melhores do país. O Unipê é reconhecido pela sua contribuição para o desenvolvimento da Educação no Brasil e na Paraíba, tendo um forte tripé de ensino, pesquisa e extensão em sua comunidade. A Instituição oferta cursos de graduação, presenciais e a distância, e pós-graduação (lato stricto sensu) em diversas áreas do conhecimento e conta com mais de 15mil alunos. Integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, com mais de 350 mil alunos, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba, Londrina e Ponta Grossa /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.unipe.edu.br e conheça o Nosso Jeito de Ensinar

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*