O Projeto Coral-Sol, do Instituto Brasileiro de Biodiversidade – BrBio, lançou, no dia 3 de abril, a Plataforma Brasileira de Bioinvasão – Bioinvasão Brasil. Inédita e gratuita, essa plataforma tem por objetivo reunir e disponibilizar registros de espécies exóticas invasoras marinhas para a sociedade. O evento de lançamento acontece na sede da Associação de Amigos do Jardim Botânico (AAJB).
“A plataforma foi lançada inicialmente com dados gerados pelas ações de monitoramento do Projeto Coral-Sol, realizadas em diversos pontos da costa do estado do RJ. Ao longo do tempo, vamos incluir registros das outras espécies exóticas invasoras marinhas no Brasil e contamos com a participação de todos aqueles que queiram fazer parte desta iniciativa”, explica Fernanda Casares, coordenadora do Projeto Coral-Sol.
A bioinvasão é uma questão séria, e representa um dos fatores que mais ameaça a biodiversidade global. No Brasil, o coral-sol é um potente bioinvasor que compete com espécies nativas, produz substâncias químicas nocivas à flora e à fauna marinha locais, causando impactos ecológicos e socioeconômicos, uma vez que prejudica o ecoturismo, a pesca e a indústria petrolífera.
“Esta plataforma é uma ferramenta valiosa para o combate à bioinvasão no Brasil e um desejo antigo do Projeto Coral-Sol. Há uma tendência cada vez maior no mundo acadêmico de disponibilizar dados científicos e técnicos para auxiliar tomadas de decisão. E mais, o fato da plataforma receber contribuições externas permitirá um maior envolvimento da sociedade no combate às espécies invasoras marinhas, alertando para a importância da conservação marinha. Isto tem tudo a ver com o propósito do BrBio de fazer a ponte entre os pesquisadores e a sociedade em geral”, destaca Simone Oigman-Pszczol, diretora-executiva do BrBio.
O evento de lançamento contou com a demonstração da plataforma e a exposição Beleza Fatal, que inclui fotografias subaquáticas do Concurso Beleza Fatal, realizado pelo BrBio em parceria com a AbiSub.
O Projeto Coral-Sol tem apoio de recursos recorrentes do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado pela Chevron Brasil com o Ministério Público Federal com implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO.
Sobre o Projeto Coral-Sol:
O Projeto Coral-Sol nasceu em 2006 para enfrentar o crescente problema do coral-sol na costa brasileira. Sua missão é conservar a biodiversidade marinha brasileira através do controle do coral-sol, minimizando os seus impactos ambientais e socioeconômicos, promovendo a recuperação dos ecossistemas marinhos e a sustentabilidade ecológica, econômica e social das regiões afetadas. O Projeto Coral-Sol (PCS) é pioneiro no combate da bioinvasão marinha no Brasil. É realizado em parceria com as universidades, instituições governamentais públicas federais, estaduais, municipais, iniciativas privadas e a sociedade civil, em especial a comunidade da Ilha Grande, na Costa Verde, RJ, região mais afetada pelo problema.
Deixe o seu comentário