Já começou a campanha para o povo economizar água e energia. Em paralelo devemos começar outra igualmente necessária: “Acabar com o desperdício de energia das iluminadas decorações de natal no final de todo ano“. O consumo de energia no fim do ano aumenta em torno de 10% e não faz sentido economizar agora para desperdiçar nas decorações natalinas depois, carregando de luzes as praças, avenidas, centros comercias, e etc. É justo o pobre economizar para o rico desperdiçar? É essa “consciência ecológica” que querem que o povo tenha?
Porque manter uma tradição que desperdiça energia nesse contexto de escassez hídica que nos encontramos?
Só lembrando: “As decorações de natal normalmente são carregadas de luzes para manter uma tradição que surgiu com Thomas Alva Edison quando inventou a lâmpada incandescente, em 1879, e a divulgou durante o Natal de 1880.” Cobrir uma árvore com lâmpadas foi só uma jogada de marketing que deu muito certo e se mantem até hoje, virou tradição nas festas de final de ano. Mas não tem nada a ver com o Natal.
Em Dezembro, o cristão comemora o nascimento de Jesus Cristo, que morreu para salvar seu povo. Muita gente nessa época do ano já sai de suas casas para ajudar o próximo, em um gesto de solidariedade, levando alimento ou uma palavra amiga a um irmão, mas muitos também ainda continuam presos a velhas tradições que deixam o coração vazio e o estômago extremamente cheio. A luz que mais precisamos agora é a divina, e para recebê-la precisamos é de orações e de boas ações.
A mudança é necessária à nossa sobrevivência, mudamos a nossa imagem, a forma de nos comunicarmos, divertirmos, relacionarmos, alimentarmos, o corte do cabelo e o estilo de vida. Porque não podemos mudar as decorações natalinas? Essa tradição hoje não faz mais sentido, precisamos acabar com o desperdício de energia no final do ano. A história se repete, mas pode ser diferente. Se tanto dizem que “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, pois então devemos tentar acabar com a tradição do desperdício de energia, correto?
Colabore, economize.
Deixe o seu comentário