Os fãs da LaLiga têm acompanhado as transferências de suas equipes com grande interesse neste verão europeu. Mas, afinal, eles sabem como o mercado funciona nos bastidores? Quando é acordada a contratação de um jogador, o que fazem os dirigentes dos dois clubes envolvidos para concluir oficialmente a operação e inscrever o jogador na LaLiga?
A primeira coisa a saber sobre esse processo é que ele é totalmente digital. Desde o verão europeu de 2016, os clubes profissionais espanhóis têm usado um software chamado LaLiga Manager para concluir todas as transações para jogadores novos ou que partem. Até a data deste texto, foram geridas mais de 2.000 transferências através deste software que torna a transferência de jogadores mais simples, prática e segura.
O LaLiga Manager é uma ferramenta online que disponibiliza aos dirigentes dos clubes – que realizam transferências – todos os documentos que devem preencher ou enviar para o sistema, garantindo que cada transação é realizada de forma correta e com informações precisas e verificáveis. A ferramenta contém ainda todos os regulamentos da FIFA, UEFA e LaLiga que devem ser cumpridos, independentemente se o jogador chega como agente livre, com o pagamento de uma taxa ou através do desencadeamento de uma cláusula de rescisão.
Em uma das atualizações mais recentes, a plataforma adicionou links para o sistema Fênix da RFEF, que é uma parte necessária do processo de licença do jogador. Como tal, é possível gerir todas as fases do processo de transferência de jogadores a partir do LaLiga Manager. A plataforma personalizada é amigável, com diretores capazes de fazer o login de qualquer lugar. Em seguida, eles são instruídos a introduzir as informações relevantes nos espaços corretos, com menus suspensos que tornam o processo ainda mais simples. É como se eles estivessem usando um aplicativo de banco on-line no telefone ou reservando uma passagem de avião ou trem em um site.
Assim que for alcançado um acordo entre um clube de compra e venda, e uma vez que as condições pessoais tenham sido acordadas com um jogador, o diretor do clube que vai realizar essa assinatura (para registrar o jogador) pode abrir o LaLiga Manager e enviar todos os detalhes para a LaLiga. Se o jogador estiver alternando entre duas equipes espanholas profissionais, o clube vendedor deve primeiro remover o jogador de suas listas no aplicativo.
Todas as informações sobre a transação devem ser inseridas, incluindo o valor pago ao clube vendedor, os termos do novo contrato do jogador, os detalhes de qualquer agente envolvido no negócio e todos os impostos relevantes. Esses detalhes devem ser fornecidos, independentemente de o clube adquirente ter negociado com outra equipe da LaLiga ou com uma equipe estrangeira. Isso também deve ser feito quando um jogador da equipe de juniores muda para o time profissional. Uma foto do jogador também é enviada para o sistema, pois será usada para a licença oficial da LaLiga. A atribuição dos números das camisetas também é oficializada nesta plataforma.
Uma vez que um clube tenha concluído este processo e solicitado a inscrição do jogador em questão, um profissional da equipe de competições da LaLiga usará o LaLiga Manager para revisar a documentação e verificar se todos os detalhes estão corretos e em conformidade com as regras mais recentes. A LaLiga também inspeciona cada transferência para garantir que cada negócio atenda às regras de Controle Econômico e Limite de Custo de Elenco da competição, que garantem que os clubes espanhóis não ultrapassem seus limites de gastos acordados.
Esta estrutura ajuda os clubes da LaLiga Santander e da LaLiga SmartBank a operar dentro de suas possibilidades, mantendo os gastos com pessoal esportivo dentro de seus limites. Deve-se notar que a LaLiga não impõe um limite salarial específico a nenhum jogador, portanto, não há limite para o que cada jogador pode ganhar. A configuração acordada permite que os clubes aloquem seus recursos como quiserem, desde que não violem os limites estabelecidos.
Quando uma transferência envolve dois clubes espanhóis profissionais, o clube vendedor também usa o LaLiga Manager para verificar todos os detalhes introduzidos pela outra parte e o departamento de competições da LaLiga estudará novamente como o acordo afeta os limites de Controle Econômico. Para a tranquilidade dos diretores está o fato de que todas as informações confidenciais inseridas nesta plataforma oficial são protegidas por medidas de segurança de última geração.
O sistema LaLiga Manager garante que todas as transferências, incluindo aquelas realizadas na hora final de uma janela de transferência, podem ser concluídas sem problemas. Isso significa que os diretores podem “simplesmente” começar a trabalhar na negociação dessas transferências.
Não é só Futebol. É LaLiga.
#PlayLaLigaSantander
Deixe o seu comentário