Preparação para as provas do Enem, em novembro, precisa começar já

Coordenador pedagógico do Pensi explica como estudantes podem se organizar para a conquista de bons resultados

Nos dias 21 e 28 de novembro, acontecem as provas do ENEM, uma das possibilidades de acesso para a educação superior no Brasil. Em 2021, as provas impressa e digital serão aplicadas no mesmo dia e terão questões iguais. Apesar do exame ter sido criado há 23 anos, as dicas de especialistas para uma boa preparação dos alunos seguem sendo fundamentais. Lembrando que, anualmente, mais de 5 milhões de jovens se inscrevem no ENEM.

Para Pedro Rocha, coordenador pedagógico do Pensi, um dos pontos a ser trabalhado é a tensão e não apenas nas semanas que antecedem a realização das provas.  “É muito importante que o aluno mantenha o equilíbrio emocional praticando atividades físicas, meditação ou yoga. Os exercícios para melhorar a respiração também são muito bem-vindos, não só porque acalmam, mas também porque, ao respirar pelo diafragma, os pulmões funcionam melhor e todo o corpo se beneficia”, explica.

Outro ponto muito importante é a administração do tempo durante a prova. É bom lembrar que os candidatos têm, em média, menos de três minutos para resolver cada questão. “O aluno precisa se concentrar, se organizar e deixar um tempo para marcar as respostas no cartão e para a redação. Em relação ao tempo, inclusive, os simulados são muito bem-vindos e ajudam bastante”, lembra Rocha.

O coordenador reforça a importância da criação de um plano de estudos que, ao longo dos meses, vá se modificando de acordo com a evolução em determinada disciplina e as dificuldades relacionadas às outras, reforçando a necessidade de desvios de rota ao longo do processo. “O plano de estudos é imprescindível para a organização do estudante. Ainda mais no caso do ENEM, um exame que além da redação, contempla diferentes disciplinas em poucos dias, com curtos espaços de tempo entre eles. Assim, é indicado reservar períodos para estudo e descanso, criar um cronograma, estabelecer prioridades, revisar os materiais e analisar provas anteriores e simulados”, recomenda.

Segundo Pedro Rocha, conhecer as possíveis temáticas e se preparar para a redação ajuda bastante o aluno no dia da prova. “Entender a estrutura da redação dissertativa do Enem, redigir uma introdução bem estruturada, escrever parágrafos bem previsos, desenvolver o texto como o todo e finalizar com uma conclusão bem fundamentada são primordiais para ter sucesso em uma das mais importantes etapas do exame. Além disso, é preciso usar bons argumentos para desenvolver o tema e usar com inteligência os textos de apoio”, finaliza.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*