Secretaria de Saúde distribui 369 mil doses de vacinas contra a Covid-19

Foto: Pixabay

Calendário de vacinação foi antecipado no estado, e SES ressalta a necessidade de que a população tome a segunda dose

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou, nesta sexta-feira (01/07), a entrega de 369 mil doses das vacinas contra a Covid-19 aos 92 municípios do estado. Foram 81 mil doses da Pfizer e 288 mil doses da vacina Oxford/Astrazeneca. Todos os imunizantes serão destinados para a aplicação da primeira dose do esquema vacinal. A operação de distribuição será realizada com helicópteros, caminhões e vans.

Desde 8h, Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí fizeram a retirada diretamente na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da Secretaria de Saúde. Na sequência,  comboios de vans e caminhões saem da CGA para a entrega dos imunizantes para 62 municípios, com escolta da Polícia Militar. Às 9h, três helicópteros decolam levando as vacinas para as regiões da Costa Verde, Norte e Noroeste, sendo uma aeronave da Saúde, uma da Polícia Civil e uma da Polícia Militar.

– Esta semana foi divulgada pelo Estado a antecipação do Calendário Único de Vacinação. Estamos avançando na imunização, mas não podemos esquecer a necessidade das duas doses, exceto para a Janssen, que é dose única. Só alcançaremos a imunização coletiva, se o esquema vacinal for completo – explicou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Assim como nas entregas anteriores, a SES enviará ofício para as Secretarias Municipais reforçando a importância de que os responsáveis técnicos e gestores municipais organizem suas ações de vacinação, priorizando os grupos elencados no Programa Nacional de Imunizações (PNI), e respeitando as doses que são destinadas para a primeira ou segunda aplicação. A  Secretaria de Estado de Saúde reitera que não há reserva técnica para reposição das vacinas, caso a administração das doses não siga o especificado, e destaca ainda que a gestão da aplicação das doses e o registro são de competência municipal.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*