Taíssa Guimarães durante a adolescência realizava serviços em casas de festas infantis, que foi um de seus primeiros trabalhos e despertou a vontade de buscar sua independência logo cedo. Após sua formatura do ensino médio, trabalhou em algumas lojas de roupas em shopping, ela conciliava o trabalho com a faculdade de Administração de Empresas, que é a sua formação. No segundo ano da graduação, se candidatou a uma vaga para o setor financeiro, passou na seleção e durante 7 anos exerceu o cargo de Gerente. Nos últimos 3 anos, quando já estava insatisfeita e os valores da empresa estavam na contramão dos seus, decidiu fazer um curso de automaquiagem para hobby. A identificação foi tão grande que resolveu se profissionalizar. As clientes começaram surgir, e ela passou a administrar a rotina de seu emprego no banco em dias úteis, com os atendimentos dos finais de semana.
“Chegou um momento em que eu precisei escolher, se continuava com o emprego relativamente estável ou me aventurar em algo desconhecido que era ter o meu próprio negócio e empreender. Não foi fácil, confesso que foi uma decisão difícil de ser tomada e que mudaria completamente o rumo das coisas, principalmente financeiramente. Não pensei muito e segui o meu coração. Sabia que seria desafiador, mas que no final valeria a pena. No dia 5 de Janeiro de 2018, dei o meu grito de liberdade e partir daí sigo realizando sonhos, além de ter me encontrado profissionalmente”, conta.
Taíssa atua no segmento de noivas e oferece toda a assistência para que esteja tudo organizado para o grande dia. “Atuo no segmento de noivas, prestando serviço de maquiagem e penteado além da assessoria que forneço em todo o processo de construção da beleza dessa noiva, tudo precisa estar alinhado desde o local do evento até a escolha dos acessórios. É um acompanhamento feito desde o momento em que fechamos contrato até o dia do evento. Em média esse contato dura em torno de 1 a 2 anos antes do grande dia, que é o prazo que normalmente reservamos a data”, explica.
Serviço virtual
Atualmente, a maquiadora possui um curso on-line onde ensina todo o passo-a-passo, validado pela profissional para captação e fechamento de novos contratos de noivas. Nele, ela fornece orientações de como entrar no mercado de casamentos de uma forma estratégica, utilizando as mídias sociais.
Para a profissional, o seu diferencial está no amor e em destacar sua personalidade na sua arte de maquiar. “Além de imprimir a minha essência, ser autêntica faz parte do trabalho, gosto de trazer traços e elementos que me representam como marca e que me faça ser lembrada de alguma forma pela minha cliente”, destaca.
Taíssa gosta de enaltecer a beleza das mulheres, sem fazer muitas alterações. “Elevar a autoestima feminina, fazendo com que a mulher se sinta linda e se reconheça mesmo maquiada. Respeitar sempre as características individuais, traços faciais e a personalidade de cada pessoa é essencial para obter um ótimo resultado”, afirma.
Os grandes profissionais do mercado e as maquiagens estrangeiras a inspiram o exercício da profissão. “Me inspiro bastante em grandes profissionais do mercado, aquelas que já atingiram um patamar onde quero chegar. Ver que elas obtiveram resultados positivos e que é possível viver de algo que durante muito tempo não era considerado como uma profissão. Em relação a técnica, busco novas tendências nas maquiagens gringas e uso aplicando de acordo com as características das brasileiras, entre outros fatores, como tipo de pele, formato de olhos e rosto”, enfatiza.
Projetos para o futuro
Para o futuro, a profissional almeja migrar para a atuação on-line. “Dentro do meu planejamento, quero daqui a alguns anos migrar para o online e me dedicar integralmente ao meu curso de formação para novos profissionais capacitados para atuar com noivas. É um mercado que possui uma barreira de entrada grande e eu enfrentei bastante dificuldade no início, até que descobri um método e quero replicar isso para quem também ama trabalhar realizando sonhos, assim como eu”, frisa.
A principal forma de divulgação do seu trabalho é por meio das redes sociais, especialmente no Instagram, pelo perfil @taissaguimaraes. As clientes conseguem achá-la também no Google, onde terão acesso as formas de contato e solicitar o orçamento para o serviço desejado.
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