Exame de anticorpos Pós Vacina: fazer ou não?

Foto: Pixabay

O Grupo Fleury esclarece alguns pontos importantes sobre o exame de pesquisa de anticorpos neutralizantes contra o Sars-CoV-2. O método empregado pode ser uma ferramenta útil para avaliar a resposta individual à vacina contra COVID-19 na prática clínica, por outro lado, é importante ressaltar que um resultado negativo não significa necessariamente que a pessoa não tenha apresentado resposta.

Em primeiro lugar, nenhum exame tem 100% de sensibilidade para detectar esses anticorpos e avaliar sua função, mesmo que estejam presentes no sangue do paciente. No Grupo Fleury temos observado resultados positivos em cerca de 70% das pessoas que se declararam vacinadas. Além disso, a produção de anticorpos não é a única forma de resposta às vacinas. O organismo conta também com a imunidade celular que é extremamente importante par a proteção e para a memória imunológica.

Sendo assim, alguns resultados negativos neste exame são esperados em pessoas vacinadas, o que não contraria os dados da eficácia publicados pelos desenvolvedores dos imunizantes em uso no Brasil. Nesse sentido, o Grupo Fleury reitera o seu compromisso com a Ciência e incentiva a vacinação de toda a população contra COVID-19, conforme os dados da literatura científica, as recomendações das agências públicas responsáveis e de acordo com a disponibilidade de imunizantes no país.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*