Publicação vai beneficiar mais de 1,2 mil pequenos negócios e possíveis novos empreendedores
Criar soluções que possam beneficiar a sociedade. Esse é o propósito de mais de 1,2 mil pequenos negócios de impacto socioambiental mapeados no Brasil, sendo que 10% estão presentes no Estado do Rio de Janeiro. Por ter características singulares, o Sebrae Rio lança a 2ª edição do Guia “Negócios de Impacto: Ofertas de Capital”. O material conta com 137 páginas e o conteúdo foi disponibilizado gratuitamente para os empreendedores ou interessados em investir em negócios de impacto. Clique aqui e baixe o material.
Para a elaboração do material, o Sebrae Rio realizou uma análise de mercado e filtrou as principais dores desses empreendedores e de possíveis investidores. Nos atendimentos da instituição, os empresários questionavam que não encontravam os instrumentos financeiros adequados para aporte dentro das empresas. Já os investidores relatavam que tinham os meios, mas não encontravam candidatos. O guia resolve essa questão e apresenta os principais recursos disponíveis no mercado, junto com uma indicação sobre qual o melhor estágio do negócio para acessar esses mecanismos, além de contar com dicas e entrevistas com investidores e empreendedores que já captaram recursos. A publicação ainda orienta sobre como modelar o negócio e a definir a missão da empresa.
“Os negócios de impacto socioambiental vêm crescendo muito. Com isso, o ecossistema apresentou mudanças quanto a oferta de capital. Para preparar esses empreendedores, o guia vai apresentar essas ofertas, quem está oferecendo e traduzir termos técnicos para um melhor entendimento de quem busca esses recursos. Ainda temos um capítulo dedicado às experiências dos empresários que conseguiram investimento”, explica Juliana Oliveira, analista do Sebrae Rio.
Oportunidade de negócio
A intenção desse modelo de negócio é resolver um problema social ou ambiental. Com a crise provocada pela Covid-19, a expectativa é que exista um aumento nos próximos dois anos de empresas com esse perfil. Com o apoio do Sebrae e a elaboração do guia, essas empresas encontram instrumentos financeiros para diferentes estágios, além de um passo a passo sobre essas etapas de desenvolvimento de um negócio. Assim como uma startup, empresas de impacto socioambiental passam por fases de testar, validar, entender e adaptar seu produto ao mercado.
“A pandemia trouxe lições para os pequenos negócios. A crise gerou oportunidades para o empreendedorismo de impacto. Existe uma expectativa que mais empresas com esse perfil sejam criadas até o fim do ano. Por isso é importante que conteúdos e materiais práticos sejam preparados para esses empreendedores. No segundo semestre, o Sebrae terá várias ações específicas para estimular a ideação de novos modelos de negócios que querem aliar a resolução de um problema com o retorno financeiro, finaliza Juliana.
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