A Prefeitura de Mangaratiba iniciou nesta sexta-feira (16) uma mega operação de ordenamento turístico em Conceição de Jacareí. A ação, que contou com a participação de diversas Secretarias, equipes de fiscalização e de atendimento, será estendida pelos próximos dias. O foco da mobilização é regularizar as atividades de embarcações e a utilização do cais, ordenar os translados náuticos, bem como, manter o controle efetivo dos serviços oferecidos por empresas, agências de turismo, estacionamentos e barqueiros aos moradores e visitantes da cidade.
A operação foi coordenada pelo Gabinete do Prefeito em conjunto com a Secretaria de Transportes, através da Subsecretaria de Fiscalização de Transporte Marítimo, e contou com o apoio da Procuradoria Geral do Município e das Secretarias de Ordem Pública, Segurança e Trânsito, Turismo e Cultura, Assistência Social e Direitos Humanos, Serviços Públicos e Fundação Mario Peixoto, além da Polícia Militar.
“Estamos dando um passo à frente no controle setor turístico. Isso é algo que nunca foi feito com tanta efetividade no município. Com este trabalho, vamos conseguir colocar Mangaratiba no mesmo nível de ordenamento que existe nas demais cidades da Costa Verde e qualificar os serviços oferecidos aos moradores e visitantes”, frisou o Prefeito Alan Bombeiro.
Fiscalização Efetiva:
Ao longo do dia, os agentes da Prefeitura atuaram na fiscalização de embarcações e do comércio de translados náuticos; conferência de documentos e autorizações; controle do uso, embarque, desembarque e fluxo de passageiros no cais; cumprimento das medidas sanitárias de combate a COVID-19 e do novo horário para saídas de embarcações do cais, que agora só podem acontecer a cada 30 minutos.
Os agentes também vistoriaram estabelecimentos, estacionamentos, agências de turismo, o comércio ambulante e todos os tipos de serviços que são disponibilizados aos moradores e turistas.
Durante a operação, a Prefeitura montou um Gabinete Itinerante próximo ao cais de Conceição de Jacareí com objetivo de facilitar a regularização de embarcações, o cadastro de barqueiros e ainda, oferecer orientação jurídica para empresas e donos de embarcações e atendimentos de assistência social.
Balanço da Operação:
O primeiro dia de operação terminou 36 com notificações emitidas para embarcações e a regularização de 37 cadastros de profissionais do turismo náutico. Além disso, cerca de cinco agências de turismo e estacionamentos foram notificados e deverão regularizar suas situações junto a administração municipal.
Controle dos serviços turísticos e translados:
O Subsecretário de Fiscalização de Transporte Marítimo, Braz Marcos, explicou a importância da operação.
“Estamos fazendo um choque de ordem não só no cais, mas, nas embarcações e serviços que são disponibilizados em Conceição de Jacareí. Queremos ter um controle mais efetivo dos translados náuticos e de todo o comércio que gira em torno do cais. Nosso objetivo é não só de ordenamento turístico, mas, também de valorizar os trabalhadores da nossa cidade e dar mais segurança para o morador e o visitante”, disse.
Já o Secretário de Ordem Pública, Júnior Agra, destacou que o trabalho de ordenamento vai impedir a circulação de embarcações que não tem autorização para levar passageiros para as ilhas e a venda ilegal de translados náuticos.
O Secretário de Turismo e Cultura, falou sobre o sucesso do primeiro dia de operação. “A gente já estava trabalhando para aumentar o controle do cais e das embarcações há algumas semanas. Fizemos várias reuniões com as agências e donos de embarcações, entre outras ações. A operação de hoje só veio reforçar esse trabalho e anunciar que a fiscalização chegou para ficar”, comentou Luís Fernando da Matta.
Deixe o seu comentário