Por Fernanda Buharb – Desenvolvedora de Negócios Brazil Asset Brokers
O PSA é uma das ferramentas do projeto Conexão Mata Atlântica que incentiva o agricultor ou empresários que utlizam recursos naturais como atividade afim de adotar práticas sustentáveis na propriedade rural ou em suas empresas, e ao mesmo tempo geram entrada de receita.
O Projeto Conexão Mata Atlântica fornece pagamentos por serviços ambientais mutiplo uso (PSA). O empreendedor passa a ser beneficiado por proteger a natureza, mesmo tendo a sua empresa e estes recursos como principal ativo, porém a finalidade deste programa é fazer com que estes setores possam produzir em uma grande parceria com o meio ambiente. Um exemplo de onde o PSA pode atuar, é no sistema de pasto racionado em conjunto com o plantio de árvores nativas e a permanência de gados de forma alternada nos piquetes para recuperação da pastagem.
Porém, o SAFA ( Sistema Agroflorestal), preza a combinação de àrvores nativas ou frutíferas no mesmo espaço em conjunto com as culturas agrícolas ou integradas com animais, a qual um dos focos é a proteção da presença de gados as nacestes ou áreas em restauração.
O Brasil avança em busca de soluções para cada vez mais produzir e gerar energia de forma sustentável, visando buscar soluções para seus efluentes na zona rural, como esgoto de vaso sanitario, além de proteger contra meliponicultura, compostagem e outros, tendo como foco principal, o aumento de estoque de carbono no campo.
Para engajar-se neste programa é preciso uma avaliação técnica, e o desenvolvimento de um projeto para que assim se faça um diagnóstico da propriedade, a qual receberá uma pontuação. O valor recebido por hectares varia de local para local.
Quer saber mais sobre este assunto e ter o conhecimento dos principais incentivos governamentais para este setor? Contacte a Brazil Asset Brokers por e-mail, no endereço ceo@brazilassetbrokers.com. Será um prazer ajudar a sua empresa progredir!
Deixe o seu comentário