Especialistas recomendam que os pais devem levar em conta as sugestões das crianças ao redecorar seu quarto, pois isso, favorecerá que elas se sintam mais felizes em seu próprio espaço
A partir dos quatro anos de idade, as crianças podem e devem comentar sobre a decoração do seu quarto. Se o quarto estiver ao agrado da criança, será mais fácil cuidar de tudo e mantê-lo limpo e arrumado.
Muitas crianças manifestam interesse em uma cor específica e até mesmo por seu super herói favorito – e é bom ouvi-las.
Critérios para redecorar o quarto das crianças:
Precisamente, são eles que vão dormir, brincar e descansar. Se a criança não sentir bem no seu quarto, ela vai preferir dormir no quarto de seus pais, o que certamente, será para ela(e) mais agradável. Muitos detalhes e aspectos do quarto de uma criança de 3 ou 4 anos permanecerão em sua memória e em suas melhores lembranças. Nessa idade, as crianças fazem do seu quarto um mundo próprio de fantasia e se os pais favorecem essa primeira sensação de poder, é possível que ela cuide com amor, recolhendo seus brinquedos, arrumando a cama, ordenando e classificando lugares para cada coisa.
Dicas para redecorar o quarto de uma criança:
1) Móveis
A mudança de mobiliário deve estar de acordo com o tamanho da criança. A mudança do berço para a cama deve ser gradual. Se seu filho se movia muito no berço, adapte um protetor à nova cama, para evitar que ele caia.
Bicamas, beliches ou treliches é a melhor opcão. Além de aproveitar a área verticalmente, há modelos que agregam novas funções e oferecem muito mais que um local para dormir. São peças com prateleiras, escrivaninhas, baús e até escorrego acoplado.
No quesito design, cores, curvas e novos materiais dão cara nova ao desenho tradicional.
Dê preferência a um quarto divertido, alegre, como se seu filho estivesse em um parquinho de diversões.
2) Murais
Eles são amplamente utilizados para decorar os quartos das crianças. Forre e pinte uma tábua e pendure todas as pinturas, desenhos e trabalhos que seu filho faz, assim como fotos e outras lembranças.
Uma parede de quadro negro, será o local preferido da criançada para desenhar e rabiscar, podendo apagar e começar outra vez.
3) Televisão
Com o avanço da tecnologia, em muitas casas pode-se observar que, a televisão e o computador entram totalmente no quarto delas.
O ideal seria que espaço infantil fosse tranquilo para dormir e brincar.
Para assistir TV ou usar o computador, a criança deve ter outro local, tendo em conta que esses dispositivos transmitem muita radiação e podem viciar a criança, trazendo assim, graves problemas futuros.
Gavetas e armazenamento de brinquedos
Quanto mais anos as crianças tiverem, mais coisas elas terão em seu quarto. Mais brinquedos, mais jogos, mais tecnologias, por isso que a organização é fundamental. Não deixe que o quarto se transforme em um espaço saturado.
Ensine para eles que, as gavetas ou prateleiras são o local correto para armazenar todos os jogos e brinquedos depois de desfrutar dos mesmos.
Espaço
A criança precisa de liberdade de movimento para andar e pular em seu quarto.
Coloque carpetes ou tapetes que ajudará a manter o ambiente aquecido e impedirão que seu filho engatinhe ou caminhe no chão frio.
Pinte as paredes com cores neutras. Os tons que você usar para pintar as paredes, devem incentivar o relaxamento, por exemplo: palha, bege, branco ou cores pastel. Outra opção que pode ficar divertido é o papel de parede com motivos de super heróis, ou o preferido da sua filha(o).
Escolha uma área para leitura e deixe seus filhos desfrutarem da nova decoração do seu quarto.
Deixe o seu comentário