Marcos Roza é o idealizador do projeto ‘Roteiros dos Desfiles’

Primeiro pesquisador de enredos com título acadêmico

O guia oficial dos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí completa 10 anos em 2019. O “Roteiros dos Desfiles”, que é um projeto do idealizador e acadêmico Marcos Roza contabilizou mais 1 milhão de exemplares distribuídos gratuitamente durante sua história.

O informativo é editado em português e inglês e distribuídos durante as apresentações da Série A e Grupo Especial. O público, além de cantar os sambas, acompanha as histórias das agremiações, alas, figurinos, setores, sinopse do enredo, entre outras informações úteis. A revista também é usada para orientar a análise e a produção de pautas sobre o Carnaval, pelos repórteres, inclusive repórteres fotográficos, que se posicionam na Sapucaí de acordo com o Guia, conseguindo os melhores “cliques” espontâneos.

Sobre o idealizador

Marcos Roza, criador do “ Roteiro dos Desfiles”, é pesquisador, formado em História, com especialização em Documentação e Arquivo pela Puc Rio. O historiador-enredista iniciou carreira em 1996 na Unidos de Vila Isabel. Entre os enredos desenvolvidos estão: “Brazil com ‘Z’ é pra Cabra da Peste, Brasil com ‘S’ é a Nação do Nordeste”, que deu à Estação Primeira de Mangueira o título de campeã (2002); “Brasil de Todos os Deuses”, pela Imperatriz Leopoldinense (2010); “O Grande Circo Místico” pela Mocidade Independente de Padre Miguel (2002); “Um Rio à Beira-Mar: Ventos do Passado em direção ao Futuro” pela Estácio de Sá (2014); “Vida em Poesia… A Lira que é Lucinda” e o “Teu cheiro me dá prazer: Boa Vista espalha o perfume no ar”, pela Independente da Boa Vista (Vitória/ES); “A Estrela que habita em mim saúda a que existe em você”, pela Mocidade Independente de Padre Miguel (2018).

http://www.roteirodosdesfiles.com.br

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*