Conhecidas atualmente como handmade (feito a mão), as peças produzidas manualmente possuem valor único com riqueza de detalhes. Ao contrário de uma peça fabricada de forma industrializada, no processo manual há sentimento e história que são agregados ao resultado final do produto.
Com a pandemia, o artesanato ganhou mais força através de pessoas que precisaram se reinventar até mesmo para sobreviver. Desta forma, cada vez mais os artesãos apostam em sustentabilidade, criatividade e experiência única.
Na indústria da moda, o handmade é uma excelente alternativa para as pessoas e marcas que estão em busca de se diferenciar de forma criativa. O fato do produto não ser industrializado, pode até conferir uma peça parecida, mas nunca igual o que oferece identidade e maior personalidade à peça.
Pensando desta forma e antenada com o mundo da moda e do artesanato sustentável, a mãe, mulher, publicitária por formação e empreendedora, Karina Gadelha, 41 anos trabalhou muito tempo em agências e setores de marketing em algumas empresas. Com o casamento e os filhos, Karina então decidiu colocar a carreira de publicitária em segundo plano para se dedicar inteiramente aos filhos.
O tempo foi passando, e Pedro, hoje com 6 anos e Felipe, com 3, Karina começou a sentir a necessidade de realizar outros tipos de atividades. A publicitária se matriculou no ateliê Obra, localizado no bairro do Jardim Botânico e começou a ter aulas de cerâmica. Aprendeu a confeccionar pratos, vasos e canecas e começou a presentear amigos e a família.
O despertar para o desenvolvimento de uma atividade empreendedora começou quando decidiu fazer um brinco com um restinho de argila que sobrou. “Me deu um estalo e produzi com o restinho de uma argila que tinha sobrado de um prato, um brinco para mim. Comecei a usar e vi que as pessoas estavam curtindo. Foi então que resolvi explorar mais a ideia de acessórios de cerâmica”, relata Karina Gadelha.
Karina Gadelha definitivamente se recolocou no mercado de trabalho através do cenário da moda e do empreendedorismo. Foram inúmeras pesquisas, diversos testes com formas e tipos de materiais, esmaltes e tintas. Na pandemia, em meados de agosto de 2020, Karina criou coragem e lançou a Gila. A nova empresária criou a página no Instagram @giladeargila, que se tornou seu principal canal de contato com clientes para informações e compras. “Trabalho por encomendas e sempre tenho brincos prontos e disponíveis também”.
A publicitária ainda complementa que além dos brincos de cerâmica, trabalha com argilas variadas, incluindo porcelana. “É o mesmo processo de produção de pratos e vasos. Eu faço a partir da argila crua e modelo a peça manualmente. É tudo completamente artesanal. Slowfashion mesmo”.
Após a modelagem das peças, as mesmas precisam secar naturalmente para a primeira fornada, que leva cerca de 8 horas. São fornos especiais de alta temperatura que chegam a 1200 graus Celsius. No caso dos brincos, após a primeira fornada, eles recebem a esmaltação e depois vão para a segunda queima. Neste momento, as peças estão prontas para receber o acabamento, como aplicação de pinos de prata ou de pressão. São vários dias para deixar os brincos prontos, coloridos, super leves e com designs exclusivos. Nunca uma peça igual à outra.
Os preços ainda são os de lançamento e variam entre R$ 65 e R$ 70. Com alta procura para trabalho de peças em atacado, esta pode ser uma grande novidade para 2021. Aguardem! A loja envia para todo Brasil.
Para decorar a sua casa, complementar o seu look de verão ou trabalho, conheça o trabalho da Gila de Argila.
Contato: 21 98267-4639
Deixe o seu comentário