Novas oportunidades surgem a partir do desenvolvimento empresarial
A pandemia do novo coronavírus causou uma crise sem precedentes em todo mundo e sobre isso não há dúvidas. Entretanto, em momentos adversos, a busca por informações pode ser o caminho para a geração de novas oportunidades, mesmo para um setor tradicional como o de panificação. José Orlando de Souza, proprietário da padaria “Big Pão”, em Barra Mansa, região Sul Fluminense, já consegue perceber os benefícios de investir na melhoria da gestão do seu negócio.
Ele integra um grupo de 70 empresários selecionados pelo Sebrae Rio, por meio de edital, para o projeto “Fortalecimento da Panificação e Confeitaria no Estado do Rio de Janeiro”. Segundo ele, o faturamento da empresa aumentou 10% a partir das consultorias oferecidas pelo projeto. “Passamos a atuar com delivery e nossa expectativa, com esse serviço, é que ele represente 20% do faturamento da padaria. E a tomada de decisão também está sendo muito mais rápida com a adoção de planilhas mais eficientes e transparentes para análise de resultados “, conta José Orlando.
Segundo levantamento da Receita Federal, mais de 87 mil MPEs fluminenses foram extintas em 2019 e, em 2020, mesmo com a pandemia, menos negócios encerraram suas atividades no estado do Rio, foram cerca de 68 mil pequenos negócios. Representando um saldo positivo de 8%, em relação a 2020 e 2019 (MPE abertas X MPE extintas, dados da Receita até 15/12/2020).
A busca pela inovação, desenvolvimento empresarial, produtividade e acesso a novos mercados tem sido a solução para os donos de micro e pequenas empresas superarem a crise e se prepararem para o pós-pandemia. O empresário Pablo Roberto Dornellas, da Solfortes Engenharia Sustentável, na zona oeste do Rio, que participa do projeto “Eficiência Operacional das Empresas de Instalações Prediais”, espera que a empresa dê um salto promissor em 2021.
“Estamos nos preparando e, com apoio do Sebrae Rio, estamos desenvolvendo novas plataformas, como um sistema de geração de propostas, e elaboramos um novo plano de cargos e salários”, conta Pablo Roberto.
Ana Lucia Lima, gerente de Projetos do Sebrae Rio, ressalta que o empreendedor é fundamental na economia. “Este ano, para apoiar os pequenos negócios fluminense, lançamos um total de 51 editais, que oferecem mais de 136 mil horas de consultorias, instrutorias, oficinas e a realização de rodadas de negócios. Com a chamada pública estão sendo beneficiados cerca de 4.500 empreendedores, direta ou indiretamente”, afirma.
A 8ª pesquisa de impacto do coronavírus nos pequenos negócios, elaborada pelo Sebrae, também demonstrou o dinamismo dos empresários fluminense: 44% lançaram ou comercializaram novos produtos e serviços, comparado com a média nacional que registrou 39%.
O Ramon Lopes, do Rio das Pedras, também viu na pandemia uma oportunidade para expandir a sua loja de roupas. Ao longo do ano, os empreendedores de comunidades participaram de diversas capacitações. Entre elas, o Top Empreendedor (Programa de Aceleração de Microempreendedores Individuais das Comunidades) qualificou mais de 100 empreendedores para que pudessem aumentar o faturamento de seus negócios e melhorar as habilidades em gestão.
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