PEC quer garantir matrículas de pedagogos em escolas diferentes

Foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio, uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), que trata da profissão de pedagogo. O objetivo é permitir o acúmulo de cargos públicos remunerados a estes profissionais quando exercerem trabalho de natureza técnico-pedagógica em instituições educacionais estaduais. “Minha PEC quer inscrever na Constituição do Rio o direito à acumulação de cargos pelos pedagogos. O trabalho pedagógico na escola é inseparável da docência e os cursos de Pedagogia no Brasil são licenciaturas. É injusto que eles tenham de desistir de uma matrícula obtida por mérito”, observa Waldeck.

De acordo com Waldeck, que também é professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), pedagogos e pedagogas começaram a ser ameaçados por uma interpretação do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE) de que eles não poderiam ter acumulação de cargos públicos remunerados. “Porém, o Conselho Nacional de Educação definiu que os cursos de pedagogia são de licenciatura, os formados são professores e especialistas em educação, diferentemente de outras licenciaturas especializadas, como matemática, geografia e história, por exemplo, em que os egressos são apenas professores. Portanto, há uma especificidade”, ressalta.

Segundo o parlamentar, estes profissionais da educação estão sendo instados a abrir mão de uma de suas matrículas, o que desorganiza suas vidas profissional e econômica, bem como de suas famílias. “Quando prestam serviço em unidades escolares, os pedagogos atuam na docência, mexem com currículos, avaliação e formação continuada dos profissionais de ensino. Queremos, então, consolidar o direito aos pedagogos que estão em exercício em instituições educacionais de acumular cargos, já que estão exercendo a dimensão docente do trabalho pedagógico”, avalia Waldeck.

Deputado Waldeck Carneiro-Crédito: Tainá Lima

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*