O gás de ozônio e a luz ultravioleta (UV) são os novos aliados para neutralizar partículas do coronavírus de acordo com os cientistas da Universidade de Fujita e da Universidade de Columbia.
Em entrevista coletiva os pesquisadores informaram que é comprovada a eficácia do ozônio, em concentrações de 0,05 a 0,1 parte por milhão (ppm) para matar o vírus. O teste no Japão utilizou uma gerador de ozônio numa câmera selada com amostra do coronavírus e a potência do vírus caiu em 90% quando foi submetido ao ozônio. Além disso uma pesquisa recente do Instituto de Tecnologia da Geórgia mostrou que o ozônio é eficiente para desinfectar aventais, óculos e outros equipamentos médicos de proteção.
O teste no Japão utilizou uma gerador de ozônio numa câmera selada com amostra do coronavírus e a potência do vírus caiu em 90% quando foi submetido ao ozônio. Além disso uma pesquisa recente do Instituto de Tecnologia da Geórgia mostrou que o ozônio é eficiente para desinfectar aventais, óculos e outros equipamentos médicos de proteção.
A universidade Columbia, por meio do Centro de Pesquisa Radiológica realizou um experimento que comprovou o êxito na utilização das ondas ultra violeta contra o Covid-19. Os raios ultravioleta podem ser uma alternativa mais eficaz de manter os ambientes esterilizados por mais tempo já que têm um grande poder de ação. Os pesquisadores indicam o uso do raio ultravioleta tipo C, pois as ondas UVC têm maior poder de neutralização em contato com o vírus e bactérias.
No Brasil temos hospitais, consultórios, restaurantes, igrejas, conveniências, entre outros locais utilizando equipamentos para esterelizar os ambientes.
No Brasil, a empresa FRT Automação, investiu para importar o aparelho que utiliza ondas UVC acima de 200MN e ozônio para esterilizar os ambientes. O equipamento tem o alcance de até 35 m² e realiza a esterilização multidirecional de 180 graus, ideal para o uso em superfícies e ambientes fechados. Para evitar o contato direto dos seres humanos, o dispositivo possui um mecanismo de sensor que apaga a lâmpada quando alguém se aproxima em um raio de 3 metros e recomeça a desinfecção quando a pessoa sai do raio de ação.
O Esterelize tem eficácia contra diversos tipos de vírus e bactérias. Fábio Teodoro, da FRT, responsável pela comercialização do Esterelize, reforça a preocupação na escolha do produto para ser comercializado no Brasil. “O nosso intuito foi buscar uma solução que ajudasse as pessoas e que tivesse um sensor. A ideia é ter o produto como aliado e a que ele facilite o dia a dia na luta contra o vírus”.
Deixe o seu comentário