Novo painel de mercado de transferência, criado pela LaLiga, mostra a atividade de gastos dos clubes nas últimas cinco temporadas; duas primeiras divisões das cinco principais ligas europeias estão incluídas, permitindo aos espanhóis uma boa comparação com os rivais
O mercado de transferências representa um momento crítico para os clubes de futebol, em todas as competições, já que os mesmos enfrentam expectativas de construir um time que possa competir dentro de campo, ao mesmo tempo em que fecha negócios financeiramente prudentes para seu futuro. Para ajudar os clubes neste processo, a LaLiga criou uma nova plataforma que coloca uma grande quantidade de dados de transferência dos maiores mercados da Europa nas mãos de todos os 42 clubes, das duas principais divisões espanholas.
O painel do mercado de transferência é uma oferta única entre as principais ligas de futebol europeias, e dá continuidade à estratégia da LaLiga de colocar dados confiáveis no centro da tomada de decisões. Ao acessar a ferramenta, os clubes podem visualizar quais equipes estão comprando, quais estão vendendo e uma gama completa de dados atuais de seleção, bem como visualizar números agregados de quanto os clubes da Inglaterra, França, Alemanha ou Itália estão gastando.
Com informações anteriores à temporada 2016/2017 e incluindo a janela de transferências atual, a ferramenta foi projetada para ajudar os clubes a identificar tendências históricas e também explorar novas oportunidades – ao mesmo tempo em que se mantém atualizado com as atividades dos rivais europeus.
“Uma boa estratégia de transferência geralmente depende de uma tomada de decisão rápida, mas é importante que essas decisões sejam bem informadas”, comentou Diego Martínez, analista financeiro da LaLiga. “Acessamos o conjunto de dados mais abrangente do setor para ajudar os clubes LaLiga a se manterem à frente”.
Analisando tendências globais
Nos últimos quatro anos, o departamento de Controle Econômico da LaLiga analisou de perto o mercado de transferências na conclusão de cada janela, o que ajudou a confirmar os limites de custo de elenco que todos os clubes profissionais da Espanha agora obedecem.
Em coordenação com o departamento de Business Intelligence & Analytics da liga, estes dados foram agora adicionados ao novo painel, o mais recente de uma série de plataformas semelhantes, para que os clubes da LaLiga Santander e da LaLiga SmartBank possam interagir diretamente com as informações em qualquer período do ano.
“Nosso trabalho de análise de dados remonta a cinco anos, e vimos os clubes desenvolverem uma proficiência real em como podem usar isso a seu favor”, disse Martínez. “Este painel é o próximo passo lógico nessa jornada, especialmente à medida que entramos em um mercado de transferências tão importante para a indústria do futebol”.
Um recurso importante do painel é um banco de dados de todas as transferências das equipes principais desde 2016, até a data e de onde elas vieram. Os clubes podem visualizar quais times de quais países compraram jogadores da LaLiga e para quais os atletas foram vendidos – concentrando-se na liga como um todo ou em clubes individuais. Como explicou Martínez, isso identifica rapidamente os padrões que os clubes podem usar a seu favor.
“Ao longo dos anos você pode ver exemplos claros de países ou clubes que estão comprando mais jogadores da Espanha, ou que clubes estão vendendo seus jogadores para times espanhóis”, disse ele. “Esses podem ser indicadores confiáveis de onde um clube pode ter sucesso ao procurar fazer as aquisições e vendas mais lucrativas”.
Análise nacional e interna
Os clubes podem então fazer uma análise detalhada de como se comparam a outras equipes na competição, revisando o total de compras, vendas e os custos totais associados. Além disso, os clubes podem ver dados agregados para cada equipe, incluindo a idade e nacionalidade dos jogadores, duração dos contratos e o status da equipe técnica principal.
Comparando esses dados com os limites de custo do plantel, que são divulgados todos os anos, os clubes podem ter uma imagem clara de como os rivais locais estão gastando ano após ano e que podem apresentar bons objetivos para negócios futuros.
Embora dados financeiros confidenciais não sejam disponibilizados, a visualização dessas informações agregadas oferece aos clubes uma nova visão sobre como sua atividade de transferência se compara a outras, fornecendo evidências de boas práticas ou identificando oportunidades de melhoria.
“É do nosso interesse que todos os clubes tenham acesso aos mesmos dados sólidos”, continuou Martínez. “As informações já existem em várias fontes, mas, ao colocá-las em um só lugar, estamos oferecendo oportunidades iguais para todos os clubes. Permitir esse tipo de tomada de decisão informada, em última análise, ajuda a liga a crescer”.
Comparando rivais europeus
Para ajudar ainda mais com isso, a LaLiga adicionou uma seção ao painel que mostra a atividade de transferência das cinco principais ligas europeias. Com isso, os clubes podem avaliar seu progresso contra times das duas primeiras divisões da Inglaterra, França, Alemanha ou Itália, bem como da própria Espanha.
Revisando janelas individuais de transferência de verão ou inverno – europeu – das últimas cinco temporadas, a ferramenta exibe o gasto total de transferência e a receita de transferência por clube ou liga individual.
Uma terceira coluna mostra a diferença líquida entre os custos de entrada e saída, revelando os níveis de lucro ou dívida que estão sendo acumulados ao longo do tempo. Numa análise recente, as equipas espanholas mostraram ter um bom desempenho nesta categoria, apresentando o maior equilíbrio entre as receitas de despesas das cinco primeiras ligas.
“Ficar ciente dos gastos gerais ajuda os clubes a evitar o acúmulo de dívidas, que é uma parte crítica de nosso processo de controle econômico”, acrescentou Martínez. “Este recurso foi desenvolvido para ajudar a fortalecer a posição da LaLiga como uma organização financeiramente responsável, com todos os clubes cientes de seu progresso e capazes de mostrar o status de liderança que possuem na Europa”.
Manter a liderança por meio de dados
O presidente da LaLiga, Javier Tebas, declarou recentemente que o crescimento contínuo das competições de futebol seria melhor alcançado por meio da tecnologia. Ao tornar a prática da análise de dados algo comum em seus clubes, a LaLiga visa estabelecer as bases para a próxima geração de crescimento no setor.
“Juntamente com os clubes, estamos trabalhando para compartilhar ideias e ferramentas que nos levarão adiante”, concluiu Martínez. “Ninguém ficará para trás”.
Não é só Futebol. É LaLiga.
Deixe o seu comentário