A SuperVia vai retomar, a partir de hoje (01/09), a operação da extensão Guapimirim, atendendo ao Decreto Legislativo nº 11 de 2020. A circulação de trens estava suspensa nas quatorze estações deste trecho desde o dia 1º de abril, em cumprimento a outro decreto estadual. Antes da pandemia, essa extensão transportava cerca de 800 passageiros por dia.
Como a retomada acontece em um período de intensa dificuldade financeira da SuperVia e das demais empresas de transporte público de passageiros do Brasil, a concessionária precisará fazer alguns ajustes na operação da extensão Vila Inhomirim para remanejar investimentos e pessoal. Com isso, a partir de amanhã, nos dias úteis, a operação em Vila Inhomirim contará apenas com uma composição e a quantidade de viagens será reduzida.
A retomada da operação da extensão Guapimirim implicará em mais custos operacionais, principalmente com o combustível óleo diesel. Guapimirim e Vila Inhomirim são as únicas linhas do sistema que ainda não contam com ramais elétricos.
Além disso, em função da crise financeira, durante o período em que a extensão Guapimirim ficou suspensa, os recursos financeiros e de pessoal foram concentrados nos ramais e extensões operantes. Por isso, alguns investimentos previstos para a realização de manutenção nos carros de passageiros aptos a realizar as viagens foram suspensos e não há caixa para o restabelecimento imediato. O ajuste da grade horária garantirá também mais proteção aos colaboradores do grupo de risco, permitindo que a empresa mantenha afastados os maquinistas especializados na condução dessas locomotivas.
A SuperVia reforça que a medida tem como objetivo garantir o cumprimento das determinações públicas, mantendo o serviço nestas regiões e buscando impactar o mínimo possível a rotina dos clientes. A empresa lamenta pela atual situação financeira do setor de transporte público de passageiros no país e principalmente pelos impactos gerados por esta realidade aos seus clientes. De 14/03 até ontem (30/08), a SuperVia deixou de transportar 44.358.609 clientes, o que representou uma perda financeira R$ 186.047.711.
Desde abril, a administração da SuperVia busca auxílio financeiro emergencial de diversos órgãos estaduais e federais, especialmente por entender que, da saúde financeira da concessionária, dependem, além dos milhares de passageiros, mais de 2.500 colaboradores. Todas as decisões da concessionária são pautadas no desejo de que todos possamos superar juntos esse momento de dificuldade.
Os passageiros podem consultar a nova grade por meio da seção Planeje Sua Viagem do site www.supervia.com.br ou do SuperVia Fone (0800 726 9494).
Deixe o seu comentário